• Carregando...

Enquanto as oposições se afogam em dúvidas e pendengas, a armata brancaleone de Requião põe o bloco na rua.

Essa turma não está nem aí para a verticalização. Se puder, abre todos os comitês possíveis e imagináveis para o chefe.

Vejam só. Defensores da dobradinha Lula e Requião se encontram no próximo sábado, ao meio-dia e meia, no Bar e Café Pra Já, no calçadão da Kyocera Arena, do Atlético, para organizar o primeiro comitê suprapartidário desta temporada.

Militantes do PMDB, PC do B e setores do PT confirmaram a presença. Ainda em caráter experimental, o movimento já produziu um site em ritmo de Copa do Mundo. O título da página é sugestivo: "A Seleção do Povão, Lula e Requião".

Em outro território, empresários e militantes de diversas extrações, aí incluídos tucanos e peemedebistas, misturam-se em projeto parecido. Querem a reeleição de Requião, mas não querem a de Lula e por isso organizam o comitê Alckmin-Requião.

A idéia de alguns estrategistas de Requião é exatamente essa: manter a candidatura do chefe em todos os palanques. Há, até, um time que apóia Heloísa Helena, do PSOL, e que no Paraná fará campanha pela reeleição do governador. Sem esquecer que a indicação de Cesar Benjamin para vice de Helena foi do próprio Requião.

Os estrategistas de Requião não pretendem limitar a campanha do chefe a uma trincheira presidencial. Querem abrir espaços em todos os arraiais, sem exceção. Requião se beneficia da verticalização sem cabeça para a disputa da República, como tudo indica que fará o PMDB.

Pode funcionar. Principalmente se as oposições continuarem a dar a sua contribuição fundamental para o sucesso do governador. Quanto mais demoram para erguer seus palanques, mais tempo dão a Requião e sua tropa.

Pressa de Fruet – O PDT só deve definir se terá ou não candidato à Presidência na convenção nacional marcada para o dia 19 de junho. "Não podemos esperar até a convenção. Precisamos de uma resposta imediata para definir o quadro no Paraná", cobra Gustavo Fruet.

Encontro da frente – O presidente do PSDB, Valdir Rossoni, anunciou que está marcada para a próxima segunda-feira, às 10 horas, na sede dos tucanos, uma reunião com os partidos que compõem a frente das oposições. Entre os partidos que confirmaram presença, além do PSDB, estão o PFL, PDT, PP e PSB..

Vice de Requião – No caso de um acordo prévio entre Requião e Lula, é possível que a vice fique com o PT. Neste caso, petistas da linha light imediatamente se pronunciarão em favor da candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann.

O nosso spa – "Curitiba é um spa. Sempre que venho me sinto tão bem, num mundo tão estruturado, organizado, em paz. E quem não gostar de viver aqui, que passe uma semana em São Paulo". Palavras do jornalista Gilberto Dimenstein, ontem, em Curitiba.

Perdeu a chance – O deputado José Janene, do PP, desistiu de depor no Conselho de Ética, perdendo a chance de explicar os R$ 4 milhões que recebeu do valerioduto. Janene alegou falta de garantia médica. O paranaense é o 19.º e último congressista a ser julgado por envolvimento no escândalo do mensalão. Champagne Cristal – "Ponha o Champagne Cristal no gelo e separe a garrafa do francês Chateau Petrus – safra 2000. Seu sonho de tantos anos vai virar realidade", disse pessoalmente o governador Requião ao deputado Nelson Justus ao dar a ordem de serviço para a Avenida Paraná, em Guaratuba.

Antes da Copa – A Viaplan ganhou a concorrência para desviar o tráfego pesado do centro da cidade. "A obra inicia antes do Brasil entrar em campo na Copa", comemorou Justus, que repassou a notícia ao prefeito Miguel Jamur.

Pularam a cerca – João Arruda, presidente da JPMDB, conversou com os prefeitos Gabriel Samaha, de Piraquara, e Antônio Wandscheer, de Fazenda Rio Grande. Os dois, de pronto, além de apoiar adiantaram que querem formar uma frente de prefeitos do PPS em favor da reeleição de Requião.

Frente ampla – Não se surpreendam se quatro candidatos a senador nas eleições de outubro sentarem na mesma mesa nos próximos dias e decidirem apoiar um único candidato ao governo do Paraná, ou pelo menos para um pacto de não-agressão, diz o deputado Dobrandino da Silva, do PMDB.

Farpa – "Lealdade parece ser produto em falta na política paranaense", observa o deputado Durval Amaral, do PFL.Não ofende – Vai sobrar alguém para o papel de pedra?

As boas – A economia brasileira cresceu 1,4% no primeiro trimestre deste ano em relação aos três últimos meses de 2005.

As más – Cresceu a greve de 72 horas do INSS no Paraná. Ontem 20 das 52 agências do Instituto suspenderam novos atendimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]