• Carregando...

A CPI dos Correios chegou ao fim e dela restou o relatório do deputado Osmar Serraglio. Faltam agora os remédios e as providências.

O documento não se dispõe a grandes revelações. Expõe, simplesmente, o que todos sabemos, o que está na cara e é irrespondível.

Mas toca naquilo que mais mexe com os brios opacos dos políticos nativos. Daí a reação de gentes de todas as bandas e de todas as crenças políticas, da extrema esquerda à direita feroz, tentando manipular a análise do deputado.

Como diz o próprio Serraglio, "o senso moral e a consciência da responsabilidade cívica estão alarmantemente desgastados. A corrupção continua impune e protegida por uma tolerância que muitas vezes chega às raias da conivência".

Os políticos não gostam que se fale deles dessa maneira, principalmente quando é outro político quem acusa e está à vontade para apontar as mazelas e os responsáveis.

A grita foi enorme. Viu-se que há carapuças que se vestem com sofreguidão igual à da corista da terceira fila subitamente presenteada com uma estola de arminho.

Na base a crise é moral, o que não é difícil de explicar: os homens não sabem a diferença entre poder público e poder privado. E nem querem saber.

Trocam-se votos por cargos e prebendas, mas isso ainda é pouco, como qualquer um pode atestar no relatório de Osmar Serraglio, que levanta apenas uma parte da história, mas o suficiente para dar uma idéia clara dos desvãos da República.

A rapaziada não tem limites. Nem constrangimentos. Para ela vale tudo quando está em jogo a própria carreira e a felicidade sua e dos interesses de grupos que os manipulam.

Ou por outra: tudo fazem pela felicidade da pilantragem centrista, pecuarista, reformista, pentecostal, arroz-com-feijão e pingos nos is, qualquer alegação pode servir aos seus propósitos.

E o país que leve a breca.

***

Curiosidade mata – Ontem, o tucano Luiz Carlos Hauly e o pefelista Durval Amaral receberam dezenas de ligações de companheiros de oposição interessadíssimos no conteúdo da conversa dos dois com Requião em Londrina.

De volta à periferia – O prefeito Beto Richa começa a semana vistoriando obras nos bairros. Também definirá o nome do novo secretário de Obras, posto deixado por Nelson Leal Júnior.

Apoio ao Paraná – Antes de planejar a estratégia para a votação final do projeto contra o nepotismo, o petista Tadeu Veneri guarda as energias para torcer hoje pelo Paraná Clube contra a Adap. Tricolor roxo, Veneri vai roer as unhas no Pinheirão.

Suor frio nas mãos – Expectativa nas hostes petistas e tucanas. Duas pesquisas nacionais – estão registradas no TSE – serão divulgadas nos próximos dias. A do Datafolha neste fim de semana. O Sensus, na terça-feira, dia 11. Opinião do contribuinte – Em breve, a opinião do contribuinte de Curitiba terá maior destaque. O procurador-geral do município, Ivan Lelis Bonilha, e o secretário das Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, pretendem valorizar a Junta de Recursos Administrativos Tributários, segunda instância para questões ligadas à tributação e ao fisco, como ISS e IPTU

Boa ordenha – A popularidade da ordenha de vaca no Mercado Municipal de Curitiba atraiu o interesse dos curitibanos. A proposta do secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara, de estimular o consumo de derivados de leite no Mercado, deu resultado. Dobrou o consumo e atraiu políticos.

Aumento geral – O líder do governo, Dobrandino da Silva, encaminhará ainda neste semestre projeto de lei para aumentar os salários dos delegados da Polícia Civil, procuradores do estado, e dos funcionários da Iapar e Emater.

Expectativa – A sinalização do presidente Lula de que o Ministério da Saúde continuará nas mãos do PMDB agradou ao secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

Pela Vida – Na escolinha de terça, o governador Requião e os secretários da Saúde, Cláudio Xavier, e do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Neto, lançam oficialmente o "Pacto Estadual pela Vida – Estratégias de Redução da Mortalidade Materno-Infantil", com investimentos de R$ 18,2 milhões. No trecho – O deputado Alexandre Curi segue hoje para Icaraíma e Porto Camargo. Ontem esteve em Palmeira, onde participou dos 187 anos da cidade.

De olho em Beltrão – Os petistas Gleisi Hoffmann, os deputados André Vargas, Luciana Rafagnin e Assis do Couto participam do encontro do partido em Francisco Beltrão. Só na região com mais de 3.000 mil filiados.

Farpa – "A mediocridade não reconhece nenhum valor acima de si mesma", diz o deputado Nereu Moura, do PMDB.

Não ofende – A oposição consegue levantar vôo lançando candidato só depois de junho?

***

As boas – Mais 56 ruas de Curitiba, de saibro ou antipó, estarão asfaltadas até o fim deste mês, o que representa quase 13 quilômetros de asfalto novo. As más – A Anvisa determinou a apreensão e inutilização, em todo o país, da vacina contra a gripe Fluarix, que é falsificada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]