• Carregando...

Os tucanos da província se reúnem hoje para amenizar as tensões e reduzir a taxa de intrigas e de equívocos no poleiro.

Só o pessoal de alto coturno. Beto Richa, Hermas Brandão, Valdir Rossoni, Alvaro Dias. Ninguém mais. A portas fechadas, no escritório de Alvaro.

As preliminares estão dadas. Alvaro Dias desistiu de vez da candidatura ao governo. É candidato ao Senado e da conversa de hoje quer extrair um acordo que evite a necessidade de disputar a indicação do partido com Hermas Brandão.

Os tucanos nativos têm boa chance de lavar a roupa suja e sair dessa com a unidade mínima necessária para armar o palanque de Geraldo Alckmin no Paraná. O que menos precisam neste momento é da guerra intestina, que muito favorece o adversário.

O candidato oficial, até segunda ordem, continua sendo Osmar Dias, do PDT. Se falhar, entra em campo o deputado Gustavo Fruet. Jovem, guapo, com base em Curitiba.

Há mais. Os quatro senhores vão tratar de algumas possibilidades e da linha estratégica para enfrentar o candidato do PMDB, Roberto Requião. Se for Osmar o candidato, tentarão ganhar no primeiro turno. Mas se for Gustavo Fruet, farão tudo para levar o pleito para o segundo.

Neste caso, há quem defenda a idéia de propor ao PFL que se junte ao PPS para reforçar a candidatura de Rubens Bueno. Além de estimular progressos na candidatura de Flávio Arns, do PT. Enfim, acreditam certos tucanos que no segundo turno poderão reunir o mundo contra Requião.

Mas saibam todos que a hipótese de uma aliança com o governador, desde que este apóie declaradamente a Geraldo Alckmin e só a Geraldo Alckmin, não foi descartada. Os políticos gostam de trabalhar com várias alternativas e às vezes se enrolam nelas. Mas são assim e como diria Aníbal Curi, "não se ensina truque novo para cachorro velho".

***

Boca fechada – Augustinho Zucchi vai à reunião de amanhã dos dirigentes de partidos que formam a frente de apoio ao senador Osmar Dias. Mas não vai abrir à boca. Até, porque, não aceita discutir a possibilidade de Osmar Dias abandonar a corrida.

Só a turma do PDT – Na terça, Augustinho Zucchi, presidente interino do PDT, reúne a tropa sob orientação de Osmar Dias, para clarear as posições e segurar a moçada até a definição final da direção nacional sobre candidato à Presidência.

Primeira convenção – O PC do B faz hoje a sua convenção estadual. Vai aprovar a candidatura de Ricardo Gomide a deputado federal. O PC do B pretende apoiar Lula e Requião.

Coordenador tucano – Os tucanos de Curitiba estiveram em Brasília, na semana. Escolheram João Cláudio Derosso para coordenar a campanha de Geraldo Alckmin na cidade. Derosso, presidente da Câmara, torce pela candidatura de Gustavo Fruet no Paraná.

Mãos limpas no interior – Rodrigo Rocha Loures, o filho, candidato a deputado federal pelo PMDB, articula a interiorização do Programa Mãos Limpas. Quer levá-lo a Foz do Iguaçu, Cascavel e Ponta Grossa. O programa já esteve em Londrina.

Verdes em Curitiba – A convenção nacional do Partido Verde, o PV, será em Curitiba. Articulação bem sucedida do presidente estadual, Mello Vianna. A estrela do encontro será o deputado Fernando Gabeira.

Novo prefeito – Santa Fé, no Norte do Paraná, escolhe novo prefeito hoje. Os sete mil votos serão disputados entre Fernando Brambilla, do PPS, João Mauro, do PSDB, e Paulo Assaiante, do PP. O prefeito Pedro Brambilla, do PMDB, foi cassado em 2005. Fernando Brambilla é seu filho.

Nada até agora – O pai do vereador Tico Kusma, do PPS, foi assassinado em fevereiro e até agora a polícia não conseguiu desvendar o crime e prender os assassinos. Kusma, entre outras denúncias, acusa o IML de sonegar o laudo pericial à Delegacia de Furtos e Roubos.

No comando, outra vez – O ex-secretário Renato Adur vai coordenar a campanha de Requião em 15 microrregiões do estado. Adur é um dos quadros dirigentes do PMDB que não esconde a sua simpatia pela candidatura presidencial do tucano Geraldo Alckmin. É, também, uma das figuras do partido mais próximas de Osmar Dias, do PDT.

Equívoco de muletas – Na porta da Escola Sidônio Muralha, na CIC, o prefeito Beto Richa foi abordado por um velhinho que foi buscar o neto.

– Que bom ver o senhor por aqui. Eu dizia na eleição que não era para deixar de votar no senhor, que o senhor viria aqui, mesmo usando muletas.O velhinho confundiu Richa, que anda de muletas na pós-cirurgia do pé, com Ângelo Vanhoni, do PT. Farpa – "Ou é Osmar Dias ou não é ninguém", diz Augustinho Zucchi, do PDT.

Não ofende – Amanhã, todos os tucanos do alto clero estarão de olho no programa de tevê de Requião?

***

As boas – O consumo das famílias brasileiras cresceu 4% no primeiro trimestre de 2006, em relação ao mesmo período do ano passado.

As más – As empresas industriais exportaram menos em 2005. Resultado da exposição menor de pequenas e médias empresas no exterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]