A OAB Paraná vai ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei que cria o fundo de previdência dos deputados estaduais. A decisão foi tomada na última quinta-feira pela diretoria da Seccional, que, junto com um grupo de especialistas, analisou a lei e concluiu que ela é inconstitucional. Na avaliação dos advogados, o projeto aprovado pela Assembléia Legislativa do Paraná contraria toda a estrutura previdenciária e o regime de aposentadorias que vem sendo implantado no país nas últimas reformas constitucionais, porque prevê que parte do custeio será feita com dinheiro dos cofres públicos.

CARREGANDO :)

OAB Paraná apresenta ao TJ pesquisa do diagnóstico do Judiciário – O presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, esteve na última quinta-feira no Tribunal de Justiça do Paraná para uma audiência com o presidente do TJ, desembargador José Antônio Vidal Coelho. Alberto de Paula Machado apresentou a pesquisa que será lançada em agosto pela OAB, para elaboração de um diagnóstico da Justiça no estado. A pesquisa será feita junto a todos os advogados paranaenses, com objetivo de levantar com precisão onde estão os maiores entraves do Poder Judiciário e apontar as principais dificuldades enfrentadas pela população nos fóruns de primeira instância.

Nova identidade do advogado contém chip para certificação digital - A OAB está adotando um novo modelo de identidade do advogado. A nova carteira, feita de policarbonato, terá, entre outras novidades, um chip para certificação digital, que conterá todas as informações do portador. O sistema possibilitará não só a petição eletrônica como a obtenção de certidões e outros documentos pela via eletrônica. Assim, os novos advogados que estão fazendo agora a sua inscrição na OAB e os advogados que necessitam de uma nova credencial já receberão o novo documento, porém, nessa fase inicial, o tempo de espera para receber a carteira será de aproximadamente 40 dias. As últimas identidades no modelo antigo, confeccionadas pela Casa da Moeda, podem ser feitas até o dia 13 de julho.

Publicidade

Corregedoria altera item do provimento que regulamenta lei 11.441 – A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Paraná alterou o teor do item 11.11.6.2 do Provimento 110, que regulamenta a Lei 11.441/2007 (referente a separações, divórcios, partilhas e inventários em cartórios extrajudiciais). O item vigora com a seguinte redação: "É vedado ao advogado acumular as funções de mandatário e de assistente das partes". A alteração foi necessária para adequar o texto do provimento à Resolução n.º 35 do Conselho Nacional de Justiça.

ESA promove curso sobre defesa do Consumidor em Foz do Iguaçu - A Escola Superior de Advocacia da OAB Paraná (ESA) promove nos dias 13 e 14 de julho, em Foz do Iguaçu, o curso "Principais Aspectos da Defesa do Consumidor em Juízo". As aulas serão no auditório da subseção da OAB, com a advogada e professora Ivanise Maria Tratz Martins. O objetivo do curso é proporcionar aos advogados conhecimentos teóricos e práticos sobre os principais aspectos da defesa do consumidor, analisando os dispositivos legais, doutrina e posicionamentos jurisprudenciais. As inscrições custam R$ 30,00 e podem ser feitas pela página ESA (www. oabpr.org.br/esa). Mais informações pelo telefone (45) 3025-3222 ou pelo e-mail fozdoiguacu@oabpr.org.br.

Bacharéis em Direito prestam compromisso coletivo em Curitiba – Perto de 280 bacharéis em Direito prestaram compromisso coletivo na última semana na sede da OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú). Nas solenidades, presididas pelo presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, os novos advogados foram saudados pelos conselheiros estaduais José Francisco Machado de Oliveira, João Ricardo Cunha de Almeida e Marta Marília Tonin.