• Carregando...
 | Brunno Covello / Gazeta do Povo
| Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo

Após um acordo, a dívida de cerca de R$ 1 bilhão da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S/A) com o Fundo de Desenvolvimento do Estado (FDE) e ativos do antigo Banestado foi extinta. A dívida era referente à implantação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), criada na década de 1970 . O acordo foi baseado em uma lei estadual que extinguiu estes tipos de débitos contraídos por companhias municipais de desenvolvimento. A lei é de 2009, “mas só agora o Município de Curitiba tomou as providências necessárias para a aceitação formal da remissão”, registra comunicado no site da prefeitura. Já o site do governo do estado destaca que o acordo começou a ser negociado em 2009, na gestão Beto Richa (PSDB)na prefeitura.

Giuliano Gomes / Gazeta do Povo

Publicado polêmico

O comunicado publicado pela Odebrecht em meios de comunicação do país na última segunda-feira (22) foi um dos motivos que levou o juiz federal Sergio Moro a decretar a prisão preventiva do ex-diretor Alexandrino Alencar, que se desligou da empresa recentemente. Moro diz que o comunicado “nada diz de concreto, silenciando sobre várias provas”. Segundo o juiz, o fato de a empresa ter “ignorado” provas levantadas pelos investigadores da Operação Lava Jato na nota divulgada na imprensa indicaria pouca vontade para mudar as “práticas empresariais do grupo”.

Pinga-fogo

Temos que unir forças entre os que têm essa capacidade de pensar em longo prazo [sociedade civil organizada] e o governo, que irá executar esse planejamento.

Silvio Barros, que justamente é o secretário do Planejamento do Paraná, em comunicado divulgado por sua assessoria

Disputa na Assembleia

Os deputados estaduais que pretendem conseguir o reajuste das verbas de gabinete já têm na cabeça os cálculos eleitorais da disputa interna que ocorrerá no ano que vem. A ideia é pressionar o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), para que ele conceda a verba pensando na tentativa que ele próprio deve fazer de se reeleger presidente em 2016.

Obras no TJ

A esplanada do prédio anexo do Tribunal de Justiça do Paraná terá um restaurante. A estrutura para atender magistrados e servidores terá capacidade para servir 800 refeições por turno, segundo o TJ.

Licitação internacional

O governo do estado está realizando uma licitação milionária e em âmbito internacional para a aquisição de medicamentos para atender demandas judiciais. O valor máximo estimado da é de R$ 1,9 milhão. A licitação é voltada para pacientes do SUS e inclue medicamentos para doenças genéticas raras.

Critérios para cidadania

O vereador de Curitiba Professor Galdino (PSDB) propõe que só recebam o título de cidadão honorário e vulto emérito quem comprovar idoneidade moral e reputação ilibada. Atualmente não são exigidos pré-requisitos.

Aliás

No comunicado, a Odebrecht expressa indignação com a prisão de cinco executivos na última sexta-feira (19), na 14ª fase da Operação Lava Jato. Para a empresa, a Polícia Federal não teria apresentado fatos novos que justificassem as medidas cumpridas, que seriam “desnecessárias” e “ilegais”. O presidente, Marcelo Odebrecht, está preso preventivamente na carceragem da PF em Curitiba.

Colaboraram: Amanda Audi, Rogerio Galindo e Bruna Maestri Walter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]