Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
O Coro da Multidão

Um Feliciano no meio do caminho do voto aberto

A luta pelo voto aberto no Congresso Nacional já estava até esquecida por causa das polêmicas cotidianas envolvendo o deputado Marco Feliciano (PSC), mas uma campanha realizada pelo Avaaz deve trazer o assunto novamente para a pauta da sociedade. Em abaixo-assinado online recentemente colocada no site dessa organização não-governamental, ativistas iniciaram uma campanha pelo fim do voto fechado no Congresso. Até o momento, mais de 305 mil internautas assinaram a petição.

Há quase três meses ocorreram os primeiros protestos contra a eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado. Com Renan Calheiros eleito presidente, os ativistas digitais não demoraram 30 dias para conseguir que 1,6 milhão de pessoas assinasse um abaixo-assinado virtual pedindo a Renan que deixasse o cargo, já que contra ele tramita denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF). Dias depois de "entregarem" simbolicamente a petição com 1,6 milhão de assinaturas, os manifestantes passaram a enviar mensagens eletrônicas para as caixas de e-mail dos senadores. Mas eles não contavam com o "efeito Feliciano", o pastor e deputado que, sem querer querendo, monopolizou os holofotes da mídia.

É nesse contexto em que os ativistas contra a corrupção voltam à cena. A campanha do voto aberto no Congresso pode trazer novo fôlego para acabar com um problema que a sociedade vinha negligenciando. O projeto que acaba com o voto fechado já passou pelo Senado e está emperrado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

No texto da petição online do Avaaz, os ativistas defendem que a sociedade precisa de "políticos que prestem contas aos seus eleitores agora e pavimentem o caminho para uma reforma política ambiciosa e ampla para o Brasil. Renan Calheiros provavelmente não seria presidente do Senado se não fosse o voto secreto".

Eles têm razão. O voto aberto facilita o controle social dos mandatos. Pode ser determinante para evitar a eleição de novos Renan Calheiros no comando das Casas Legislativas. Pode ser determinante também para facilitar a cassação dos maus elementos políticos. Isso porque, como os eleitores vão conseguir identificar aqueles que apoiarem colegas envolvidos em escândalos, os parlamentares vão evitar o ônus político de se comprometer com eles.

A petição online dos ativistas é um bom retorno a um assunto que estava esquecido. Ela representa mais um passo da sociedade na tentativa de exercer pressão política para o fim do voto secreto. Para quem quiser contribuir, basta acessar http://bit.ly/ZA6ini .

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.