• Carregando...
Susumo Itimura: além do mais velho, o mais rico do Paraná. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Susumo Itimura: além do mais velho, o mais rico do Paraná.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

É do Paraná o prefeito mais "experiente" do Brasil. "Não, mais velho mesmo", define, sem qualquer pudor, o prefeito reeleito em Uraí, no Norte do estado, Susumo Itimura (PSDB). Aos 90 anos, ele assumirá em janeiro o quinto mandato. Muitos moradores o apelidaram de "vô". É que ele já tinha idade para ter netos em 1963, quando assumiu pela primeira vez a prefeitura. Atualmente, 13% dos prefeitos do Brasil têm 60 anos ou mais.

Itimura não fez campanha. Deixou para a equipe que o assessora todo o trabalho de pedir voto. Mas manda dizer que está bem de saúde. E que tem certeza de que vai terminar o mandato. Sem poder se reeleger novamente daqui a quatro anos, ele diz que esta foi sua última campanha. Nunca ocupou outro cargo político nem tem aspirações. Entre as metas de Itimura está mostrar que velhos também trabalham e que prefeito não tem prazo de validade. Para os novatos que foram eleitos, a recomendação dele é prestar muita atenção nas ações dos mais experientes. "É bom ser eleito jovem porque tem mais tempo para aprender."

A eleição em Uraí, que tem 11 mil habitantes, foi bem agitada. A candidatura de Iracelis da Fonseca Borghi (PMDB) foi impugnada pela Justiça Eleitoral.

A alegação é de que a ex-prefeita não prestou contas referentes ao ano de 2004. Mas ela argumenta que foi Itimura que deixou de apresentar a documentação necessária, em 2005, quando já estava administrando o município.

Além da cassação do registro de candidatura, a Polícia Federal esteve na cidade para investigar a denúncia de compra de votos e abuso de poder econômico na campanha tucana. Combustível estaria sendo distribuído na cidade e Itimura precisou prestar depoimento. Mesmo assim, o atual prefeito foi reeleito. "A diferença foi pequena. Mas ganhando já está bom", comemora.

Famoso

Essa não é a primeira vez que Itimura atrai os olhares curiosos da imprensa para a cidade de Uraí. Além de mais velho do Brasil, o prefeito era o candidato mais rico do Paraná e o quinto mais abastado do país. Ele tem o equivalente a cinco orçamentos anuais da administração municipal.

Declarou à Justiça Eleitoral que tem R$ 55,4 milhões em patrimônio – a maioria em propriedades rurais.

Itimura também se tornou conhecido porque concentrava era dele boa parte da produção nacional de rami – planta usada no setor têxtil. Uraí inclusive é chamada de capital do rami.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]