• Carregando...
“Podemos fazer muito mais, há oportunidades e potencial para mais investimentos, mais comércio, mais emprego.”Hillary Clinton, secretária de Estado dos Estados Unidos | Antônio Cruz/ABr
“Podemos fazer muito mais, há oportunidades e potencial para mais investimentos, mais comércio, mais emprego.”Hillary Clinton, secretária de Estado dos Estados Unidos| Foto: Antônio Cruz/ABr

Pela tangente

Agenda bilateral está travada por campanha norte-americana

A presença da secretária de Estado Hillary Clinton na reunião da Parceria para o Governo Aberto (OGP, da sigla em inglês) é uma forma de "bajular" o governo brasileiro em um momento em que os principais itens da pauta bilateral estão travados pela disputa eleitoral norte-americana. É o que avalia o professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Virgilio Arraes. "A diplomacia entre os dois países vive um bom momento, mas todas as demandas econômicas da presidente Dilma não vão prosperar em curto prazo", diz Arraes.

Dilma esteve com Barack Obama nos Estados Unidos na semana passada e repetiu o discurso contra o que chama de "tsunami monetário", ou seja, a guerra cambial entre os países ricos. "Como não pode mexer em nada que afete o mercado, Obama prestigia o Brasil e o governo Dilma como referência democrática", cita Arraes. "Na visão dos norte-americanos, o Brasil virou um país ‘normal’, estável politicamente. Essa responsabilidade é algo que eles valorizam muito."

Hillary defende acordo de livre comércio

Folhapress

Além da redução da bitributação, Brasil e Estados Unidos precisam considerar um acordo de livre comércio, afirmou ontem a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, em visita ao Brasil. Ela participou do evento Visão para a Parceria Econômica no Século 21, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), e falou de assuntos variados, indo de comércio exterior à necessidade de investimentos, passando por inovação tecnológica.

Nenhum assunto foi aprofundado, mas ela elogiou o "sucesso" do Brasil. "Sempre digo que as economias vencedoras são semelhantes a um banco de três pernas. Uma é o governo responsável, outra é um setor privado sólido e a terceira perna é a sociedade civil forte, que defende os que não têm voz. Se essas pernas não se equilibram, o banco cai, e o Brasil é um exemplo de história de sucesso de um banco de três pernas", afirmou Hillary.

Ela elogiou a presidente da Petrobras, Graça Foster, com quem se reuniu de manhã, e a presidente da República, Dilma Rousseff. "Para mim é muito entusiasmante a ascensão de mulheres no Brasil. É outra grande boa notícia da liderança do Brasil no mundo."

Inovação

Hillary afirmou ainda que a chave do sucesso econômico de Brasil e EUA é a inovação aliada com a preocupação com o meio ambiente. "Em época de incerteza econômica, como é possível manter o impulso econômico, esse crescimento que é o combustível da prosperidade? Grande parte da resposta é a inovação, que é o elemento chave das nossas relações bilaterais."

A secretária destacou que é possível aumentar o comércio entre os dois países. "Podemos fazer muito mais, há oportunidades e potencial para mais investimentos, mais comércio, mais emprego."

  • Castello Branco diz que acesso a dados ainda é tabu

Cercado de incertezas sobre a implantação da Lei de Acesso à Informação, o Brasil sedia hoje e amanhã a primeira conferência anual da Parceria para o Governo Aberto (OGP, da sigla em inglês). O evento, em Brasília, vai contar com a presença da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e tem como pano de fundo a tentativa dos Estados Unidos de chancelar o país como liderança na área de transparência orçamentária, acesso a dados públicos e participação social. Excluídas da discussão, as duas principais entidades brasileiras dedicadas ao tema, Transparência Brasil e Contas Abertas, fizeram críticas ao contexto da reunião.

A OGP foi criada em setembro do ano passado, em Washington, e reúne atualmente 51 países sob a coorde­­nação de Brasil e Estados Uni­­dos. Os lemas do grupo são promover a transparência, dar poder aos cidadãos, lutar contra a corrupção e fortalecer a governança por meio de novas tecnologias. Cada país desenvolve o seu próprio plano de governo aberto e compartilha experiência com os outros.

Em visita ao Brasil no ano passado, a assessora especial da Casa Branca, Samantha Power, já havia declarado que a agenda da OGP era tratada como prioridade pelo presidente Barack Obama. Desde o princípio, a intenção era auxiliar o Brasil a atuar como modelo democrático para outros países emergentes. "O Brasil é referência na área de orçamento participativo e pelo portal da transparência do governo federal, mas essas são apenas questões pontuais, há outras em que precisamos avançar", diz o pesquisador da área de transparência governamental da Fundação Getulio Vargas, Fabiano Angélico.

Pouco acesso

Boa parte da estratégia brasileira está ligada ao sucesso da Lei de Acesso à Informação (12.527), sancionada em dezembro de 2011 e cujas medidas passam a valer no dia 16 de maio. A partir dessa data, todas as esferas estatais e organizações não governamentais que recebem dinheiro público precisam prestar informações requisitadas pelos cidadãos dentro de um prazo máximo de 30 dias. Os órgãos também vão precisar criar estruturas específicas de atendimento a esses pedidos.

Muitas instituições, porém, ainda não estão preparadas para a tarefa. Há quatro meses, a Gazeta do Povo solicitou informações a dez instituições municipais, estaduais e federais e constatou que nenhuma cumpriu à risca o que diz a lei. Apenas uma – o Supremo Tribunal Federal – forneceu os dados satisfatoriamente, ainda assim, com oito dias de atraso em relação ao prazo legal.

Especialistas ficam de fora do debate

Na avaliação de especialistas em transparência governamental, o Brasil precisa vencer várias barreiras antes de implantar, de fato, um governo aberto.

"Discutir referências internacionais sobre governo aberto me parece algo muito sofisticado para um país em que ainda é tabu divulgar os nomes e salários dos servidores pagos com dinheiro público", avaliou Gil Castello Branco, diretor da Contas Abertas, associação sem fins lucrativos especializada no monitoramento de gastos públicos.

O diretor da Trans­­­pa­­­­­­­rência Brasil, Cláudio Weber Abramo, criticou a política de escolha das entidades civis que integram a OGP pelo Brasil. "É uma omissão escandalosa: as duas organizações [Contas Abertas e Transparência Brasil] que trabalham mais ferozmente pela transparência no país não fazem parte do grupo. Então só podemos dizer que a participação da sociedade civil está gravemente comprometida."

Castello Branco lembrou que a Lei de Acesso ainda depende de regulamentação e que, a menos de um mês da entrada em vigor da lei, o governo ainda não redigiu um decreto sobre o tema. A falta de regulamentação deve atrapalhar a execução da lei, principalmente em estados e municípios.

Dê sua opinião

O Brasil tem condições de liderar ações de transparência governamental?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]