• Carregando...
O sistema está em fase de teses e foi usada pela primeira vez em 2008 em três municípios brasileiros | NELSON JR./ASICS/TSE
O sistema está em fase de teses e foi usada pela primeira vez em 2008 em três municípios brasileiros| Foto: NELSON JR./ASICS/TSE

A Justiça Eleitoral começou, nesta segunda-feira (9), o recadastramento dos cerca de 9 mil eleitores de Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba. A cidade será um dos 43 municípios brasileiros que usarão as novas urnas biométricas nas eleições de 2010. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda estuda implantar o novo sistema em uma Zona Eleitoral de Curitiba.

Em todo Brasil, aproximadamente um milhão de eleitores usarão urnas biométricas nas próximas eleições. Essa é a segunda fase de testes das urnas que identificam os eleitores pela impressão digital. Em 2008, o sistema foi usado em três municípios. A expectativa é que em oito anos todos os municípios do país tenham urnas com leitores biométricos.

No processo de votação biométrica, não há a necessidade do mesário habilitar a urna para a que o eleitor possa votar. Após apresentar o título, o próprio eleitor vai habilitar a urna eletrônica pelo registro da impressão digital. Outro fator de segurança do voto é que os cadernos de votação, utilizados pelos mesários passarão a ter as fotografias de todos os eleitores da sessão.

Os eleitores de Balsa Nova precisam se recadastrar para poderem votar nas próximas eleições. Os funcionários do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vão colher as digitais e farão fotografias dos votantes. O atendimento será concentrado no Centro de Eventos de Balsa Nova e também no Fórum Eleitoral de Campo Largo, de segunda a sábado, das 12 às 18 horas. A previsão de encerramento do recadastramento no município é dia 30 de janeiro de 2010.

Capital

Curitiba pode ser a primeira capital brasileira a implantar as urnas biométricas. A intenção de usar o novo sistema foi comunicado pelo presidente do TRE-PR, desembargador Jesus Sarrão, na tarde de quinta-feira (5), ao prefeito Beto Richa (PSDB). Mas ainda é preciso uma aprovação do TSE.

Se o Tribunal autorizar a utilização da nova urna, apenas eleitores pertencentes à 176ª Zona Eleitoral, que envolve os bairros do Prado Velho, Parolin e Guaíra, poderão votar por meio deste sistema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]