A Comissão Nacional da Verdade anunciou a criação de um site para divulgar suas atividades. Uma versão provisória deve ir ao ar dentro de dez dias. "O objetivo é oferecer uma visão detalhada de tudo o que estamos fazendo", explicou a advogada Rosa Maria da Cunha, uma das sete integrantes da comissão.

CARREGANDO :)

Segundo a advogada, a preocupação com a divulgação e a transparência nas atividades não impedirá a comissão de prosseguir com as sessões sigilosas para ouvir depoimentos. "Nós estamos procurando saber a verdade sobre a história do período da ditadura", observou. "Se alguém sabe de fatos importantes e deseja falar sigilosamente, vamos ouvir e respeitar o sigilo. Faz parte do trabalho de investigação."

Se o depoente não pedir sigilo, suas declarações serão postas à disposição dos interessados, segundo Rosa Maria. Nos próximos dias a comissão passará a contar também com uma assessoria de imprensa, para facilitar o acesso de jornalistas às ações em andamento.

Publicidade

Na segunda-feira, o jornal O Estado de S.Paulo divulgou reclamações de representantes de entidades de direitos humanos contra o sigilo em torno de depoimentos ouvidos na comissão. "Só fazemos isso quando as pessoas pedem e nós temos interesse em ouvi-las. Quando não se opõem à exposição pública, não temos razão para manter sigilo", observou.

Nos próximos dias os integrantes da comissão vão se reunir com representantes de comitês da memória e da verdade de todo o País que funcionam desde a década de 1980 e são integrados principalmente por ex-presos políticos e familiares de mortos e desaparecidos.

"São grupos estruturados e bem articulados, que já trabalharam intensamente na recuperação da história. Queremos conhecer seu trabalho, para poder ir além", disse Rosa Maria. Na segunda-feira a comissão vai analisar a questão dos depoimentos de jornalistas e historiadores que reuniram documentos sobre a ditadura.

Barrados

Integrantes da Comissão da Verdade foram impedidos ontem de entrar no Arquivo Nacional, em Brasília, por um grupo de servidores em greve.

Publicidade

Os funcionários pedem um plano de carreira e mudanças na gestão da entidade. No fim da tarde, os grevistas decidiram, em assembleia, autorizar a entrada do grupo nesta sexta-feira. Eles vão analisar documentos repassados ao Arquivo nas últimas semanas. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Veja também
  • Grevistas no Arquivo Nacional barram membro da Comissão da Verdade
  • Funcionários do Arquivo Nacional entram em greve