| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Numa resposta a setores militares que resistem à revisão de fatos que ocorreram durante a ditadura, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (foto), defendeu ontem a criação da Comissão da Verdade. Um documento do Comando do Exército afirma que a instituição desta comissão irá criar tensões e retaliações. Para Cardozo, é um dever do Estado criar a comissão. "Quem quiser resistir à busca da verdade, o fará nos termos da expressão democrática que hoje vivemos. O que posso dizer é que a sociedade brasileira hoje quer a verdade. Se alguém é contra, que se expresse."

Quase lá

Publicidade

Depois de passar por várias mudanças a pedido do presidente da Assembleia paranaense, Valdir Rossoni (PSDB, foto), o novo Portal da Transparência da Casa deve entrar no ar na próxima segunda-feira. Ontem, a equipe responsável pelas alterações no site apresentou uma nova versão ao tucano, que disse ter ficado satisfeito com o fácil acesso e com o nível de detalhamento das informações. Segundo Rossoni, o portal será alimentado esta semana com os dados necessários, para ser lançado na segunda. Já a criação do Conselho de Ética, que seria discutida hoje pelos líderes partidários, ficou para a próxima reunião do grupo.

Para pensar...

"O prefeito [Luciano Ducci] está brincando com a população. Vão tratar pneumonia com água benta. Como a Urbs vai investigar a Consilux, se elas atuavam em parceria?"

Tadeu Veneri, deputado estadual (PT), sobre o procedimento administrativo aberto pela prefeitura de Curitiba para apurar possíveis irregularidades nos serviços prestados pela Consilux.

Depoimentos

Publicidade

A CPI dos Grampos vai ouvir hoje, a partir das 13 horas, o depoimento de três pessoas na tentativa de ajudar a esclarecer a situação em torno dos equipamentos de espionagem encontrados na Assembleia Legislativa no início do mês passado. Na reunião, serão ouvidos o chefe da perícia da Polícia Civil, Carlos Lima; Jeferson Nazário, sócio da Embrasil, empresa contratada para fazer uma varredura contra grampos na Casa; e Marcos Aurélio Menestrina, responsável pela empresa que venceu a licitação aberta em abril de 2010 para a compra de "aparelhos detectores e bloqueadores de sinal para serem instalados na sala de reunião da presidência". Somente após a conclusão da perícia técnica será possível dizer se os equipamentos faziam de fato escutas.

De lavada

A Câmara de Curitba aprovou ontem a emenda à Lei Orgânica de Curitiba que vai permitir que um parlamentar assuma o cargo de superintendente de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) sem perder o mandato. A medida beneficia diretamento o vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), indicado pelo governador Beto Richa (PSDB), em janeiro, para dirigir o Lactec. Dos 33 vereadores presentes, 32 votaram a favor da mudança. O único voto contrário foi o da vereadora Professora Josete (PT).