• Carregando...

A Comissão de Ética Pública decidiu nesta segunda-feira (15) aplicar censura ética ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e pediu mais informações sobre outro ex-diretor da estatal, Nestor Cerveró, que atuou na área internacional da empresa. Costa é réu em ações penais decorrentes das investigações da Operação Lava Jato da Polícia Federal, sobre denúncias de corrupção na Petrobras. Já Cerveró foi denunciado pelo Ministério Público também acusado de participação no suposto esquema.

Segundo o presidente da Comissão de Ética, Américo Lacombe, a censura ética implica na perda da "reputação ilibada". Costa foi preso pela Polícia Federal e denunciou diversas irregularidades sob acordo de delação premiada.

Lacombe informou ainda que a comissão aguarda os desdobramentos da investigação da Polícia Federal e de depoimentos, inclusive da ex-gerente-executiva da Diretoria de Abastecimento da Petrobras Venina Veloso, para então analisar eventual processo contra a presidente da estatal, Maria das Graças Foster.

Venina teria alertado a presidente da estatal sobre as irregularidades na companhia. "Resolvemos esperar um pouco para ter mais detalhes", disse o presidente da comissão a jornalistas. "Tendo os documentos nas mãos, vamos ver o que fazer."

Na reunião desta segunda-feira, a comissão decidiu ainda pedir informações ao ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, por conta de notícias de que teria se dedicado integralmente à campanha eleitoral que reelegeu a presidente Dilma Rousseff em outubro durante dias de expediente.

O ministro da Agricultura, Neri Geller, também terá de prestar informações à comissão após denúncias de irregularidades em assentamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]