Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Senado

Comissão do impeachment aprova relatório que pede afastamento de Dilma

Processo de perda de mandato da presidente agora será votado no plenário do Senado na próxima quarta-feira

Oposicionistas conversam durante a sessão da comissão. | Marcos Oliveira
/Agência Senado/Fotos Públicas
Oposicionistas conversam durante a sessão da comissão. (Foto: Marcos Oliveira /Agência Senado/Fotos Públicas)

A comissão especial do impeachment do Senado aprovou nesta sexta-feira (6) o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) que pede o afastamento de Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República. O resultado foi de 15 votos a favor do afastamento e 5 contrários – veja como cada senador votou.

No plenário, cuja votação deve ocorrer na próxima quarta-feira (11), a tendência também é de que a petista seja afastada da Presidência. Com isso, o vice Michel Temer assumiria o cargo por pelo menos 180 dias (seis meses), até que o impeachment definitivo de Dilma seja julgado pelo Senado.

Como foi a sessão

A sessão começou, mas logo foi interrompida após um bate-boca entre senadores. Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) afirmou ter visto frases falsas atribuídas ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) na página de Lindbergh Faria (PT-RJ) no Facebook. Lindbergh teria afirmado que Aécio defende o corte de direitos dos trabalhadores. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) afirmou que levaria Lindbergh Farias (PT-RJ) ao Conselho de Ética da Casa.

Após a interrupção, a sessão foi retomada e Lindbergh afirmou que a oposição, ao apoiar Michel Temer, aprova o documento “Ponte Para o Futuro”, do PMDB, tido como o plano de governo do peemedebista.

O plano prevê, entre outros pontos, que o reajuste dos aposentados que ganham o salário mínimo seja desvinculado do ganho real concedido anualmente aos trabalhadores da ativa. Isso, segundo o senador petista, é defender o corte de direitos.

Logo em seguida, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu que a comissão declare a nulidade do processo de impeachment com base na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara.

O PT argumenta que Cunha abriu o processo de impeachment por vingança contra Dilma – o que tornaria todo o processo nulo. O presidente da comissão, Rai mundo Lira (PMDB-PB), indeferiu o pedido de Gleisi. Ela disse que vai recorrer ao plenário do Senado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.