• Carregando...

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado fez nesta terça-feira (27) a leitura da indicação do procurador Rodrigo Janot para chefiar o Ministério Público Federal. A leitura abre caminho para que a comissão sabatine e vote a indicação do procurador, o que vai ocorrer nesta quinta-feira.

Indicado pela presidente Dilma Rousseff para o cargo, Janot terá que ser aprovado pela comissão, depois pelo plenário do Senado, para assumir a vaga deixada por Roberto Gurgel na Procuradoria Geral da República.

A expectativa é que a votação no plenário do Senado ocorra somente na semana que vem, já que tradicionalmente às quintas-feiras o quorum para votação é baixo.

Como o Senado rejeitou duas indicações de procuradores em votação secreta nos últimos dois meses, em retaliação a Gurgel, líderes governistas querem que a votação ocorra somente com o plenário cheio -já que os indicados precisam ter 41 votos favoráveis para serem aprovados.

Líder do PMDB, o senador Eunício Oliveira (CE) foi escolhido relator da indicação de Janot e vai recomendar a aprovação do procurador por considerar que ele tem um bom currículo e posições públicas que atendem aos "anseios da sociedade".

"Ele está à altura de fazer, além do seu trabalho, a interlocução com outros Poderes. Na visita que ele me fez ontem, eu o achei uma pessoa equilibrada, com um currículo fabuloso, além de ter sido o mais votado na lista elaborada por procuradores", afirmou Eunício.

Presidente da CCJ, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que acelerou a sabatina de Janot para que a Procuradoria Geral da República não fique sem titular por muito tempo, já que Gurgel deixou o cargo há duas semanas. "É importante que o Ministério Público não fique sem um comando. A interinidade não dá segurança na condição, embora seja legal", disse Vital.

Lobby

Janot deu início na semana passada a uma série de visitas aos membros da CCJ e líderes partidários em busca de apoio para a aprovação do seu nome. Ele também se reuniu com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na ação deflagrada para ser aprovado.

Janot era o primeiro colocado na lista tríplice encaminhada à Presidência pela Associação Nacional dos Procuradores da República.

A procuradora-geral interina é Helenita Acioli, vice-presidente do Conselho Nacional do Ministério Público. Janot despontava como favorito no inicio do processo de escolha. Nas últimas semanas, contudo, Dilma reabriu consultas e conversou com os três integrantes da lista. A presidente tinha o desejo de nomear uma mulher para o cargo, mas optou pelo indicado pela categoria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]