• Carregando...
Volkmann: flagrado em operação irregular com cartão de servidores municipais | Felipe Rosa/ Gazeta do Povo
Volkmann: flagrado em operação irregular com cartão de servidores municipais| Foto: Felipe Rosa/ Gazeta do Povo

O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba anunciou os vereadores Dirceu Moreira (PSL), Jorge Yamawaki (PSDB) e Pastor Valdemir Soares (PRB) como relatores da investigação sobre Odilon Volkmann (PSDB), acusado de irregularidades com o Cartão Qualidade da prefeitura de Curitiba. No ano passado, reportagem da RPC TV mostrou servidores municipais usando o cartão, fornecido pelo Executivo municipal, para simular compras em seu mercado, no Sítio Cercado. Com base no depoimento de funcionários, Volkmann ficava com 10% e os servidores embolsavam o restante.

Presidente do Conselho de Ética da Casa, Francisco Garcez (PSDB) afirma que o objetivo é dar andamento rápido ao caso. "Combinamos de agilizar o trâmite", diz. Um dos responsáveis pela apuração, Moreira revela não haver estratégia definida para apurar o caso. "Ainda vou me reunir com os outros dois vereadores para que se possa definir a linha de investigação. Queremos zerar a pauta o mais rápido possível."

Embora Volkmann já tenha sido ouvido pelo corregedor da Câmara, Roberto Hinça (PSD), é possível que os parlamentares chamem o vereador para novo depoimento. Com base no regimento interno, os vereadores podem sofrer cinco sanções, caso seja comprovada a irregularidade: advertência; censura pública; suspensão das prerrogativas regimentais por 60 dias; perda temporária do mandato; e perda do mandato.

O vereador Odilon Volk­­mann não foi encontrado para comentar o assunto.

Advertência

Além da denúncia do Cartão Qualidade, Volkmann era acusado de nepotismo por ter relacionamento com Emília Rocha, funcionária de seu gabinete. Em depoimento ao Conselho de Ética, em fevereiro, o vereador afirmou que afastou Emília de suas funções assim que o relacionamento se tornou sério. Mas a relatora do caso, vereadora Noêmia Rocha (PMDB), optou por advertir o tucano pelo nepotismo, sanção que deve ser confirmada nos próximos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]