• Carregando...
Tadeu Veneri, deputado | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Tadeu Veneri, deputado| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Com um único voto contrário, do deputado Tadeu Veneri (PT, foto ao lado), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná rejeitou o projeto da oposição para suspender o reajuste das tarifas de água e esgoto da Sanepar. Com isso, está mantido para este mês o aumento de 16,5% nas tarifas cobradas pelo órgão. Ainda há a possibilidade de a oposição recorrer da decisão à própria CCJ e também ao plenário, mas a chance de vitória é praticamente zero. Para tentar barrar o reajuste, os oposicionistas também foram ao Ministério Público Estadual (MP), alegando que o aumento é abusivo, já que a Sanepar apresentou bons resultados financeiros nos últimos anos. O governo, por outro lado, alega que o reajuste era necessário para que a empresa tivesse competitividade.

Sem resposta

R$ 100 milhões será o gasto inicial da União com a implantação dos fundos de previdência complementar dos servidores públicos federais (Funpresp). O governo precisa que o Congresso autorize esta despesa. Além deste aporte inicial, que será apenas um adiantamento da parte da União, o governo terá o chamado "custo de transição" entre o atual sistema de pagamento de aposentadorias e o novo Funpresp. No primeiro ano, esse volume de recursos deverá ser de R$ 300 milhões.

De olho

O Tribunal de Contas do Paraná (TC) está de olho na situação da cobrança de dívidas tributárias. Segundo informações do TC, esse assunto deverá ser analisado com atenção especial na análise das contas do governo, que serão julgadas no meio do ano.

Internet

O deputado paranaense João Arruda (PMDB) foi eleito presidente da comissão especial da Câmara criada para analisar o projeto de lei do Marco Civil da Internet no Brasil. A proposta prevê os direitos e deveres dos usuários e dos provedores de internet. Segundo Arruda, a expectativa é elaborar o texto final projeto ainda neste primeiro semestre.

Desapropriações

A prefeitura de Curitiba terá de prestar informações sobre as desapropriações no entorno da Arena da Baixada e os valores investidos nessa etapa. Os vereadores de Curitiba aprovaram ontem um pedido de informação da bancada de oposição requerendo essas informações. O Executivo municipal tem prazo de 15 dias para responder às questões.

Pinga-fogo

"Jesus bebeu vinho na Santa Ceia e nem por isso saiu por aí fazendo algazarra."

Nelson Justus (DEM), deputado estadual, defendendo a liberação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros durante a Copa de 2014.

Colaboraram: Euclides Lucar Garcia e Vinicius Boreki.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]