• Carregando...

Além da redução do valor do IPVA, outra novidade na cobrança do imposto em 2010 é que o contribuinte não vai mais receber em casa o boleto para pagamento do tributo – ao contrário do que sempre ocorreu. A justificativa do governo é economizar papel e correio, já que no ano passado teriam sido gastos R$ 3,1 milhões na confecção e distribuição da ficha de compensação para os donos de veículos.

De acordo com o governo, em 2009 teriam sido distribuídas 2,929 milhões de guias para pagamento, mas apenas 25,95% (760,4 mil) dos contribuintes teriam usado o boleto para pagamento. "A manutenção dessa sistemática é incompatível com o princípio da economicidade", diz o texto do projeto enviado pelo governador Roberto Requião (PMDB) à Assembleia Legislativa.

Se para o governo suspender a emissão do boleto pode representar economia, o consumidor terá mais trabalho para pagar o imposto. O governo vai publicar no Diário Oficial do Estado a tabela com os valores dos veículos, os prazos de pagamento e a forma de obter as faturas.

Outra alternativa para o contribuinte será consultar o valor do IPVA e a data de pagamento no site da Secretaria Estadual da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br), onde será possível imprimir a guia para pagamento no Banco do Brasil. Se quiser pagar em outras agências, o dono do veículo terá que imprimir uma ficha de compensação no mesmo site.

Quem não tem internet terá de ir pessoalmente às agências do Banco do Brasil, procurar um caixa e apresentar o número do Renavam do veículo para saber o valor e a data de pagamento do IPVA.

* * * * *

Interatividade

A atitude do governo de não enviar o boleto do IPVA pelo correio é correta ou causará transtornos ao contribuinte?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]