• Carregando...
População lota recinto em Açungui, onde velório prossegue | Valterci Santos / Agência de Notícias Gazeta do Povo
População lota recinto em Açungui, onde velório prossegue| Foto: Valterci Santos / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Polícia não descarta qualquer linha de investigação, mas reforça que não há indicativos de que crime tenha motivação política

O corpo de Adul Rutz (PP), 36 anos, prefeito de Rio Branco do Sul, região metropolitana, chegou, no início da tarde desta terça-feira (2), ao distrito de Açungui, área rural em que o prefeito nasceu e onde o velório terá continuidade. Rutz foi assassinado com cinco tiros, na noite de segunda-feira (1º). Às 17h30, por meio do Twitter, o governador Roberto Requião anunciou que um dos envolvidos no assassinato foi preso, mas a Secretária de Estado de Segurança Pública (Sesp) não confirmou a informação.

Na manhã desta terça-feira, o corpo foi velado em três lugares. Primeiramente, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, matriz do município. De lá, o féretro seguiu em cortejo até a sede da Prefeitura. No fim da manhã, o velório prosseguiu no prédio da Câmara Municipal. O enterro está previsto para ocorrer às 8 horas de quarta-feira (3) no cemitério da localidade de São Vicente, a três quilômetros de Açungui.

Segundo o vereador Braz Geffer (PHS) o crime consternou a população da Rio Branco do Sul. Ao longo de toda a manhã, centenas de moradores foram ao velório dar o último adeus ao chefe do executivo municipal. "Foi um choque muito grande para o povo. Além de prefeito, Rutz era uma pessoa bem comunicativa, que tinha um lado brincalhão e que estava diariamente ao lado do povo", disse.

Em entrevista ao telejornal ParanáTV, 1.ª edição, o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, disse que são pequenas as possibilidades de crime político. "Não descartamos nenhuma linha de investigação, mas nada que indique crime político. Estamos entristecidos, mas já tomamos todas as medidas policiais", explicou.

Nesta terça, o vice-prefeito da cidade, Émerson Stresser (PMDB) assumiu a prefeitura oficialmente depois de uma rápida cerimônia realizada durante a manhã. Ele decretou luto oficial de três dias na cidade.

Crime

O crime violento aconteceu por volta das 20 horas de segunda, na Rua Domingos Faria, no Centro de Rio Branco do Sul. Uma moto preta com dois homens cercou o prefeito, que foi atingido por cinco tiros. De acordo com a polícia, um carro dava cobertura aos assassinos. Duas equipes do Centro de Operações Especiais (Cope) da Delegacia de Homicídios investigam o caso, junto com a delegacia de Rio Branco do Sul, mas ninguém foi preso até a manhã desta terça-feira.

A Polícia Militar (PM) não tem dúvidas de que o crime foi premeditado, embora ainda não se saiba as motivações nem quem foram os autores do assassinato.

Rutz não tinha inimigos, dizem parentes

Adel Rutz deixa dois filhos, um de 15 anos e outro de 5 anos. Ele estava separado da esposa, Josiane Portes Rutz, havia duas semanas. Os parentes o apontam como um homem tranquilo e pacífico. "Ele não tinha inimigos. Era um rapaz simples, humilde, não tinha maldade", definiu a prima Rosilda Rutz.

Histórico

Adel Rutz assumiu a prefeitura da cidade em janeiro de 2009 depois de ser eleito no ano anterior. Entre 2005 e 2008, Rutz exerceu o cargo de vereador no município. O prefeito anterior da cidade, Amauri Johnsson (PSC), renunciou ao cargo em outubro de 2008 depois de sofrer um processo do Ministério Público do Paraná que o acusava de fraudar licitação.

O município de Rio Branco do Sul fica ao norte de Curitiba e possui cerca de 30 mil habitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]