• Carregando...
Romero Jucá (PMDB-PR), senador | Lia de Paula/AgênciaSenado
Romero Jucá (PMDB-PR), senador| Foto: Lia de Paula/AgênciaSenado
  • Marlon Reis, juiz

O senador Romero Jucá (PMDB-PR, foto) corre contra o relógio para cumprir o calendário de votação do Projeto de Lei do Orçamento Geral da União pelo Congresso. O relator-geral tem até quarta-feira para viabilizar a aprovação dos relatórios setoriais se quiser mesmo apresentar o relatório final para votação na Comissão Mista de Orçamento no dia 17. "A ideia é votar até quarta-feira os pareceres, e na quinta e sexta-feira fecho a equalização [dos recursos para 2013] com as bancadas estaduais", declarou Jucá. Mesmo assim, a aprovação do orçamento não está tranquila. Os partidos de oposição DEM, PSDB e PPS, somados ao PDT, querem que o governo federal libere as emendas parlamentares ainda pendentes no orçamento de 2012, e ameaçaram obstruir as sessões marcadas para a próxima semana.

Agenda

• Hoje – A Câmara Municipal inicia hoje a votação das emendas ao Orçamento municipal de 2013.

• Hoje – Os deputados estaduais votam a proposição de lei n.º 585/12, de autoria do Poder Executivo, que cria a entidade autárquica denominada Paraná Edificações, vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.

• Amanh㠖 A Câmara dos Deputados discute e vota o relatório final da CPMI do Cachoeira.

Homenagens

A assembleia Legislativa do Paraná realiza hoje, a partir das 18 horas, uma sessão solene para homenagear o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, o ministro Felix Fischer, como Cidadão Honorário do Paraná. Alemão de Hamburgo naturalizado brasileiro, Fischer foi corregedor do Tribunal Superior Eleitoral e presidente a Comissão de Jurisprudência do STJ.

Premiação

A liberdade de expressão frente à necessidade de uma nova lei de imprensa foi o tema da segunda edição do Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho, cujo resultado será divulgado às 18 horas de hoje durante um jantar no Graciosa Country Club. A monografia premiada será publicada na edição de 2012 na revista do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), em fevereiro do ano que vem.

Corrupção

Ontem foi o Dia Mundial de Combate à Corrupção e, pela ocasião, o Ministério Público Federal divulgou na última sexta-feira um balanço de inquéritos abertos para apurar irregularidades na gestão do dinheiro público durante o ano de 2012. Ao todo, são mais de 10 mil inquéritos, contabilizados até o final de outubro, dos quais 5,1 mil são inquéritos policiais envolvendo corrupção, tráfico de influência e nepotismo, enquanto outros 5,5 mil apuram improbidade administrativa.

Pinga-fogo

"Todo mundo fala que a reforma política é fundamental no país, então temos que começar a agir de acordo com essa convicção. Não se deve esperar pelo Congresso Nacional apenas, a sociedade pode se articular e se mobilizar para esse fim",

Marlon Reis, juiz (foto 1), um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa.

Colaboraram Yuri Al’Hanati e Daniela Neves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]