• Carregando...
Rui Falcão deverá reeleito presidente do PT nacional | Sérgio Lima/Folhapress
Rui Falcão deverá reeleito presidente do PT nacional| Foto: Sérgio Lima/Folhapress

A corrente "Construindo Um Novo Brasil", tendência majoritária dentro do PT, deve vencer as eleições internas do partido no Brasil e no Paraná. A apuração do PED (Processo de Eleições Diretas) deve ser finalizada apenas hoje. Mas, até as 21h de ontem, o resultado parcial indicava a reeleição do presidente nacional do partido, Rui Falcão, com 70% dos votos válidos, e do presidente estadual, Ênio Verri, com 72% dos votos.

O resultado facilita a construção da candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Glesi Hoffmann, ao governo do estado. Gleisi e seu marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, também integram a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB).

A vitória de uma das chapas mais à esquerda — como a do deputado federal Dr.Rosinha, que obteve, nas parciais divulgadas pelo PT, 20% dos votos —, poderia trazer dificuldades na costura de alianças com partidos que integram a base da presidente Dilma Rousseff.

Em Curitiba, dois candi­­datos da CNB irão disputar o segundo turno: José Afonso Alves Filho, o Zuca, teve 34% dos votos; Natalino Bastos, 28%. Zuca teve o apoio do casal Glesi e Bernardo e dos deputados federais Angelo Vanhoni e Dr.Rosinha. Natalino tinha como aliados o vereador Pedro Paulo e o deputado federal André Vargas.

Problemas

Os resultados das eleições internas do PT em outros estados podem conturbar a montagem de palanques regionais para a campanha de Dilma. Conforme os resultados das disputas estaduais divulgados até o fim da tarde de ontem, o principal constrangimento à presidente se deu em Santa Catarina, onde sua ministra da articulação política, Ideli Salvatti, foi a grande derrotada.

O ex-deputado Cláudio Vignatti, adversário interno de Ideli, foi eleito presidente estadual do PT-SC com um discurso sobre a necessidade de o partido construir um projeto político claro e ter candidatura própria no estado em 2014. O grupo político de Ideli, que apoiava outro nome, trabalha com a hipótese de apoiar a reeleição do governador Raimundo Colombo (PSD), com Ideli concorrendo ao Senado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]