• Carregando...

São Paulo (AE) – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios começa a apresentar nesta semana os primeiros resultados e conclusões, encerrando a primeira fase de coleta e análise de dados e informações. A afirmação foi feita ontem pelo líder do PT no Senado e presidente da CPI, Delcídio Amaral (MS), na Bolsa de Valores de São Paulo, na capital paulista, onde participou de um almoço.

Delcídio assegurou que o relator da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), apresentará hoje o relatório com a lista de 18 deputados suspeitos de envolvimento com o recebimento indevido de dinheiro, a ser encaminhada à CPI do Mensalão. Além disso, o líder do PT no Senado afirmou que também serão divulgados nos próximos dias os primeiros pareceres parciais com análise dos contratos dos Correios.

Outro ponto destacado por Delcídio foi a perspectiva sobre a chegada dos primeiros dados sobre as aplicações feitas pelos fundos de pensão nos Bancos BMG e Rural. "Estive com o secretário de Previdência Complementar (Adacir Reis) na sexta-feira, que ficou de me encaminhar aquela solicitação sobre aplicações de fundos de pensão em títulos públicos. Ele disse que encaminha nesta semana e esse é um dado importante para nós", afirmou.

"Conversei ontem (domingo) com o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR, sub-relator da CPI) e ele adiantou-me que deve esclarecer, definitivamente, essa questão dos empréstimos do Marcos Valério (Fernandes de Souza, empresário) em função do cruzamento de informações", acrescentou.

Por fim, Delcídio prometeu que os integrantes da CPI montarão um grupo de análise para "zerar as informações, principalmente, das instituições financeiras e também dos sigilos telefônicos".

Segundo ele, a comissão cobrará as informações ainda não enviadas das pelas instituições. Delcídio mostrou preocupação com os rumos da investigação, a partir desta semana, e, por isso, disse ter mantido reuniões na manhã de ontem, as quais não quis detalhar, para decidir o tratamento a ser dado a alguns temas. "Algumas coisas que vêm aí pela frente, temos de tomar cuidado. Tem de buscar informação, adotar uma atitude mais precavida, para que as investigações agora entrem nessa fase de conclusão, de resultados, que a imprensa e a opinião pública têm cobrado e com razão", justificou.

Embora admita que "as coisas estão vindo à tona numa rapidez quase que incontrolável", o líder do PT afirmou entender que há necessidade de "alguns cuidados" a serem tomados "para não transformar determinadas linhas de investigação, que vão ser muito positivas, em circo".

"Tive hoje (ontem) algumas conversas muito fechadas e prefiro não comentar. Não podemos admitir que, nessa altura do campeonato, a gente acabe perdendo boas oportunidades para investigar em troca de holofotes, egos, vaidades", declarou, ao dizer que o empenho pessoal será para conter as vaidades dos parlamentares da comissão.

O tema também será tratado no encontro que o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), manterá hoje com Delcídio e os dirigentes das CPIs do Mensalão e dos Bingos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]