• Carregando...

A CPI exclusiva do Senado para investigar a Petrobras escutará o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli e o ex-diretor Internacional da empresa, Nestor Cerveró nesta semana. O depoimento de Gabrielli está marcado para terça-feira e o de Cerveró para quinta-feira.

Gabrielli também seria ouvido na Câmara mas recusou o convite para resguarda-se para audiência no Senado. A atual presidente da estatal, Graça Foster, deve ser ouvida na próxima semana. Já a CPI mista sobre o mesmo tema deve ter seus nomes indicados nesta segunda-feira por Renan Calheiros.

A CPI exclusiva deve trabalhar em torno de quatro investigações. A primeira seria a compra da refinaria de Pasadena que teria causado perdas superiores à U$ 1 bilhão para a estatal. As outras denúncias são a acusação de propina entre a Petrobras e a holandesa SMB Offshore, a falta de segurança no lançamento de plataformas ao mar e os indícios de superfaturamento na construção de refinarias com foco nas de Abreu Lima e a do Nordeste.

CPI mista deve fechar nomes hoje

Até a manhã de sexta, para a CPI mista, apenas o PT (com duas vagas) e o Pros (com uma vaga) da Câmara dos Deputados não haviam designado seus representantes na comissão.

No Senado, não havia ainda indicações do Bloco de Apoio ao Governo (PT-PDT-PSB-PCdoB-Psol-PRB) e do Bloco Parlamentar da Maioria (PMDB-PP-PSD-PV). Cada bloco tem direito a cinco vagas. A CPMI será composta por 16 deputados e 16 senadores como titulares.

Renan Calheiros afirmou ontem que vai adotar os mesmos critérios de indicação de nomes já usados para a CPI exclusiva do Senado. Pelas regras, as lideranças partidárias têm prazo de até cinco sessões da Câmara dos Deputados para apontar os membros de CPIs. Se não o fizerem, o presidente do Senado, que também preside a Mesa do Congresso Nacional, deverá escolhê-los em até três sessões.

- A única coisa que depende do presidente e eu vou fazer no prazo é a indicação dos nomes dos partidos que não indicarem. Vou seguir os mesmos prazos que segui com a CPI do Senado - afirmou Renan.

Com a designação dos nomes, a CPMI da Petrobras poderá começar a trabalhar logo em seguida. A primeira reunião deve ser convocada pelo integrante mais velho, que também deve coordenar a eleição do presidente da comissão. Cabe ao presidente eleito a escolha do relator.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]