Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente.| Foto: PAULO WHITAKER/REUTERS

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta terça-feira (25) em palestra a empresários que a crise política é resultado não apenas de decisões tomadas pelo governo federal, mas de um fracasso do sistema político brasileiro.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Eliseu Padilha diz que secretarias são as mais cotadas para serem extintas
  • Eliseu Padilha anuncia a liberação de R$ 500 milhões em emendas parlamentares
  • Em SP, Dilma pede apoio de paulistas e diz que torcer contra é inaceitável

A avaliação foi feita durante sua participação no 18º Fórum de Varejo da América Latina, na capital paulista, segundo o site “Valor Econômico”.

Publicidade

“Hoje os partidos estão mais preocupados em repartir verba e poder do que defender ideias. O sistema político brasileiro fracassou. E fomos todos responsáveis. Temos que mudar esse sistema, já que ele não teve condições de se regenerar”, afirmou FHC.

A solução, segundo ele, é uma reforma política. O ex-presidente também disse que o cenário para os próximos meses é de maior dificuldade na política do que na economia.

“A economia tem seu próprio ciclo. Ela passa por ajustes de produtividade agora, mas tem seu ciclo de saída e recuperação. A política é diferente, não existe um novo ciclo se ele não for criado. No próximos meses vamos assistir a uma grande instabilidade política, enquanto se desenvolve uma saída para a crise”, afirmou.