• Carregando...
Senador Cristovam Buarque comunicou mudança de partido nesta quarta-feira (17). | Fabrio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Senador Cristovam Buarque comunicou mudança de partido nesta quarta-feira (17).| Foto: Fabrio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O PDT perdeu, na tarde desta quarta-feira (17) , dois senadores: Cristovam Buarque (DF), que está indo para o PPS; e Reguffe (DF), que entregou sua carta de desfiliação ao partido e deve ficar sem partido, por enquanto. Parlamentares oposicionistas se revezam no plenário do Senado para comemorar anúncio feito da tribuna por Cristovam comunicando sua saída do PDT e a filiação ao PPS, que integra o bloco de oposição.

Esvaziada, a bancada do PDT no Senado conta agora com Acyr Gurgacz (RO), que deu parecer favorável a aprovação das contas da presidente Dilma Rousseff na Comissão Mista de Orçamento, contra parecer unânime do Tribunal de Contas da União (TCU); Telmário Mota (RR); e Lazier Martins (RS), que culpou o presidente da legenda, o ex-ministro Carlos Lupi, pela saída do senador do Distrito Federal.

Novo pedido de vista adia processo de cassação de Cunha no Conselho de Ética

Leia a matéria completa

“O PDT está de luto com a saída de Vossa Excelência”, lamentou Telmário Mota.

A saída dos senadores Cristovam e Reguffe, que já formavam uma ala independente, foi motivada pela decisão do PDT de permanecer na base de apoio do governo Dilma Rousseff e a entrada do grupo do ex-ministro Ciro Gomes, candidato do partido a presidente em 2018. No PPS, Cristovam não descarta uma candidatura à Presidência, mas diz que isso será decidido em prévias.

O presidente do PPS, Roberto Freire (SP) acompanhou o discurso, e o outro senador do partido, José Medeiros (MT) presidiu a sessão.

“Eu tinha duas opções: me acomodar ou mudar. Mas, ficou impossível me acomodar vendo o que é mostrado na TV todos os dias e conversando com o povo nas ruas. Me sinto na obrigação de, com dois anos ainda de mandato, mudar de sigla, mas não mudar do meu partido: a educação”, discursou Cristovam.

Em nota Reguffe comunicou a desfiliação do PDT. “Por discordar da reiterada posição do PDT de apoio ao governo federal, Reguffe solicitou na data de hoje sua desfiliação do partido. Reguffe ficará pelo menos por um ano sem partido”, diz a nota do senador do Distrito Federal.

Presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) discursou elogiando a decisão de Cristovam de fazer o caminho inverso, sair de um partido da base para a oposição, onde terá condições de “ lutar pelos seus sonhos”.

“A oposição ganha muito. O senador Cristovam vai nos ajudar na construção de um novo caminho para o Brasil”, saudou Aécio.

“O senador Cristovam ganhará asas para voar muito alto na oposição”, disse Blairo Maggi, que sai do PR para ingressar no PMDB.

Vários senadores lembraram os feitos de Cristovam como governador do Distrito Federal, principalmente a lei que instituiu as faixas de pedestre, um símbolo da educação e civilidade na capital do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]