• Carregando...

Cronologia com problemas envolvendo Fokker-100 no Brasil:

Fevereiro de 1991 – Superaquecimento no sistema de freios provoca pânico entre passageiros de avião da TAM que saiu do Recife com destino a São Paulo. Problema ocorreu durante a escala no aeroporto do Galeão.

Abril de 1991 – Aeronave da TAM faz pouso de emergência depois de uma porta abrir logo após a decolagem do vôo Porto Alegre-Rio. O Fokker voltou ao aeroporto. Ninguém fica ferido.

Abril de 1991 – No vôo São Paulo–Vitória, piloto tem de fazer pouso de emergência no aeroporto do Galeão, no Rio, por causa de problemas com os pneus. Ninguém fica ferido.

Outubro de 1996 – Na maior tragédia envolvendo um Fokker-100 no Brasil, avião da TAM cai a menos de dois quilômetros do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Acidente deixa 99 mortos.

Julho de 1999 - Explosão a bordo de avião que fazia rota São José dos Campos (SP)-São Paulo provoca rombo na fuselagem. Um passageiro é jogado para fora do Fokker-100 e morre. Sete pessoas ficam feridas.Novembro de 1999 – Fokker-100 derrapa durante pouso no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, e pára a poucos metros da Baía de Guanabara. Nenhum passageiro fica ferido.

Janeiro de 2001 – Piloto de Fokker-100 da TAM faz um giro no meio da pista e fecha o Aeroporto de Caxias do Sul (RS) por duas horas. Chovia forte na hora. Ninguém fica ferido.

Maio de 2001 – Avião derrapa no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Grande Curitiba, durante pouso. Fokker só pára na grama.

Setembro de 2001 – Passageira morre após pane de aeronave que fazia vôo entre Recife e São Paulo. Piloto teve de fazer pouso de emergência em Confins, na Grande Belo Horizonte. Além da morte, três pessoas ficaram feridas.

Setembro de 2001 – Fokker-100 sofre pane no sistema hidráulico e não consegue decolar, causando atrasos na ponte aérea.

Abril de 2002 – Porta dianteira de aeronave que fazia rota Rio–Porto Alegre abre pouco depois da decolagem. Piloto faz pouso de emergência no Aeroporto Tom Jobim, no Rio. Ninguém fica ferido.

Agosto de 2002 – Dois Fokker-100 da TAM fazem, em um mesmo dia, pousos forçados em São Paulo. O vôo 3804, entre Guarulhos e Campo Grande, sofre pane e avião pousa em pasto em Birigüi. Uma vaca é atropelada e morre. Em Viracopos, em Campinas (SP), aeronave que fazia vôo 3499 pousa de barriga após problema em trem de pouso.

Dezembro de 2002 – Freio trava após pouso em Londrina (PR) e aeronave fica parada na pista.

Setembro de 2003 – Pane em painel de controle aponta que trem de pouso teria problemas durante aterrissagem do vôo 3891, que partiu de Belém com destino a São Luís. Piloto sobrevoa aeroporto e assusta passageiros.

Agosto de 2006 – Porta de avião cai durante vôo entre São Paulo e Rio. Peça danifica teto de um hipermercado na Zona Sul de São Paulo. Aeronave tem de retornar para Congonhas. Ninguém fica ferido. Segundo os passageiros, aeromoça quase foi jogada para fora do avião.

Dezembro de 2006 – Sob turbulência, Fokker perde sistema de navegação ao sobrevoar Bauru (SP). Avião é guiado às cegas pela torre de controle até conseguir pousar em Curitiba.

Fevereiro de 2007 – Fokker tem problemas no trem de pouso ao chegar ao Aeroporto Afonso Pena, na Grande Curitiba. Aeronave tem de ser rebocada.

Fevereiro de 2007 – Possível falha no sistema de pressurização de um Fokker da TAM assusta passageiros. Durante a viagem, as máscaras caem.

Março de 2007 – Problema hidráulico obriga piloto de Fokker a fazer pouso de emergência no Aeroporto de Campo Grande. O vôo JJ3805 fazia o trajeto Brasília-Campo Grande-São Paulo. O avião saiu da capital de Mato Grosso do Sul às 19h30 (horário de Brasília) com destino a São Paulo. Dez minutos depois de decolar, sem ganhar altitude ou velocidade, foi obrigado a fazer o pouso de emergência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]