Veja as expectativas para o governo do estado| Foto:

Assim como esperam que a presidente Dilma Rousseff dê prioridade para a saúde, segurança e educação, os curitibanos também esperam que essas sejam as áreas que recebam maior atenção do governo Beto Richa.

CARREGANDO :)

Levantamento de opinião do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pela Gazeta do Povo, mostra que 48,24% dos eleitores da capital esperam que a saúde seja a área que o governador mais invista. Em seguida, aparecem, pela ordem, educação e segurança pública.

Um dos grandes problemas hoje no estado para a saúde é a falta de redes de atendimento de procedimentos de alta complexidade. Atualmente, essas redes estão centralizadas em Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá e Cascavel. Isso obriga os moradores das cidades menores a viajar para esses municípios para serem atendidos por médicos especialistas e realizar exames mais complexos.

Publicidade

Uma das principais promessas de campanha do novo governador foi justamente levar para todo o estado o modelo de clínicas especializadas usado na capital do estado, além da extensão para o Paraná inteiro do programa Mãe Curitibana, de atendimento de gestantes. "Ele ganhou muito [eleitoralmente] em cima disso e agora as pessoas esperam que algo seja feito", diz o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo.

Na área de educação, a valorização dos professores, com o pagamento de melhores salários, é uma das principais reivindicações da categoria. O desafio para Richa também será diminuir as diferenças entre as escolas. Nas séries finais do ensino fundamental, 42% dos 399 municípios abaixo da média da rede estadual

Para a segurança, o efetivo policial reduzido é o principal problema. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança, o Paraná tem a pior relação entre efetivo e habitantes do Sul e Sudeste. São cerca de 665,6 habitantes para cada policial militar. Richa prometeu, durante a eleição, ampliar o contingente de policiais. Mas a medida passa pelas limitações do orçamento do estado.