Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições

Debate político vai ficar polarizado em torno de Lula, prevê Tarso

Porto Alegre, 23 (AE) - O ministro da Justiça, Tarso Genro, previu que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no centro dos debates eleitorais nacional e estaduais em 2010. "Serão eleições muito polarizadas em torno do governo Lula, em torno do significado do governo Lula para o País, em torno do antes e do depois, em torno da nossa relação com a crise, em torno da articulação federativa que o presidente fez na sua relação com os Estados e tudo isso tem que ser debulhado e exposto no debate", afirmou nesta quarta-feira, em Porto Alegre, onde participou da cerimônia de adesão de 50 cidades do Rio Grande do Sul ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Tarso voltou a dizer que a possível candidata do PT à sucessão de Lula, a chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, tem o melhor cabo eleitoral do mundo, que é o próprio presidente. Lembrou ainda que Dilma cresceu nas pesquisas de intenção de voto à medida em que o debate sobre a sucessão presidencial passou a conectar o nome dela ao de Lula. Mas não quis comentar como tendências as recentes pesquisas do Datafolha que mostraram Dilma reduzindo para 14 pontos a diferença que a separa do primeiro colocado, o candidato tucano José Serra, e seu empate, com 30% das intenções de, voto, com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), na preferência atual dos gaúchos para o governo do Estado.

"Nós sempre tomamos as pesquisas como indicativo de conjuntura", ressaltou. "Os candidatos só vão mostrar os seus verdadeiros potenciais quando começarem a expor seus programas eleitorais". Em meio aos comentários, Tarso destacou que acredita na competitividade da candidatura à reeleição da governadora Yeda Crusius (PSDB), mesmo que atualmente ela só tenha 5% das intenções de voto, segundo o Datafolha. "Quem achar que alguém está fora da disputa por ter índice baixo neste momento não está lendo corretamente as lições do passado".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.