• Carregando...

"Como posso ter dor de cotovelo se eu fiz o Plano Real?", questionou neste domingo (3) o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, depois de ter sido abordado por um dos integrantes de um programa humorístico da TV, antes de votar em São Paulo. "Dei estabilidade ao Brasil. Não há dor de cotovelo nenhuma. Ao contrário. Todo mundo sabe que as mudanças que levaram o Brasil a melhorar não (ocorreram) no meu governo, vem de antes", frisou.

FHC destacou que o processo de evolução do País começou com a promulgação da Constituição de 1988, que foi seguida pela abertura da economia na administração do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Depois ocorreu a estabilidade da economia, com a criação do Plano Real, no governo de Itamar Franco. "Nós mudamos o Estado e Lula avançou", disse o ex-presidente.

De 1994 a 2002, a economia brasileira registrou um crescimento de 2,31% na média anual, enquanto a média anual no governo Lula deve chegar a 4%, caso o Produto Interno Bruto (PIB) avance 7% neste ano. O Banco Central estima que o Brasil deve registrar um avanço de 7,3% em 2010. Na era FHC, a inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu a média anual de 9,24%, enquanto na gestão Lula deve registrar a marca de 5,63%, caso o índice feche este ano em 4,7%. A taxa média de desemprego na região metropolitana de São Paulo, apurada pelo Seade/Dieese, apresentou a média anual de 16,94% de 1994 a 2002. De 2003 a 2010, a marca deve atingir a média anual de 15,6%, caso a taxa atinja 12,5% neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]