• Carregando...
 | Fernanda DiCastro/Agência Câmara
| Foto: Fernanda DiCastro/Agência Câmara

Preocupado com a repercussão negativa da aprovação de mais um "trem da alegria" pela Câmara, o presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP), comandou ontem, pessoalmente, o adiamento da votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que garante a efetivação de dirigentes de cartórios admitidos entre 1988 e 1994 sem concurso. A estimativa é que a PEC 471, conhecida como PEC dos Cartórios, dará estabilidade para cerca de 5 mil tabeliães hoje interinos no cargo. "Estou brigando há dois anos contra essa PEC dos Cartórios. A Constituinte estabeleceu o princípio do concurso público e os Tribunais de Justiça não realizaram esses concursos. O Congresso Nacional não pode pagar esse desgaste", afirmou ontem o deputado José Genoino (PT-SP), um dos opositores da proposta. "O texto que está aí é abrangente demais e desgasta o Congresso Nacional", disse o líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), que até a semana passada era favorável à aprovação da PEC dos Cartórios.

Número

R$ 6 bilhões

Os estados ganharam uma ajudinha do governo federal para manter os investimentos em obras públicas no ano que vem. Para possibilitar o aumento de gastos em um cenário de queda de arrecadação, os governadores poderão contrair emprestimos com o BNDES.

Chega de sucata

O Brasil não comprará mais materiais de defesa descartados, afirmou ontem Nelson Jobim, ministro da Defesa. Segundo ele, "compramos usados a troco de banana, e foi um enorme problema". A declaração foi feita para justificar a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). "O Brasil não é um comprador. É um parceiro e precisa de transferência de tecnologia."

Vai pedir

O PMDB irá pedir na Justiça os mandatos de três ex-membros que deixaram o partido até o último sábado, para poderem se candidatar por outra legenda nas eleições do ano que vem. Os ex-peemedebistas que correm o risco de serem destituídos dos cargos são o deputado estadual Mauro Moraes e o vice-prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo, que foram para o PSDB, além do vereador Celso de Souza Schimidt, de Santo Antônio da Platina, que foi para o PT.

Procurador

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de os integrantes do Ministério Público realizarem investigações. Em parecer encaminhado na terça-feira ao STF, Gurgel pede à corte que rejeite uma ação na qual a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) questiona esse poder.

Comemoração

A Assembleia realiza hoje, às 18h30, uma sessão solene em homenagem aos 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil. Proposta pelo deputado Augustinho Zucchi (PDT), a homenagem marcará também a promulgação da lei que institui a semana do presbiterianismo no Paraná, comemorada sempre na semana do dia 12 de agosto.

Sujou

A Câmara de Ribeirão Preto aprovou na terça-feira a mudança do nome do viaduto José Sarney, na região central do município. Dos 20 vereadores, 17 foram favoráveis à mudança. Agora, o projeto de lei seguirá para a prefeita Dárcy Vera (DEM), que terá 15 dias úteis para sancioná-lo ou não.

O vereador Walter Gomes (PR), autor do projeto, alega que o nome de Sarney, envolvido nos escândalos dos atos secretos e nomeações de parentes no Senado, estaria sujando Ribeirão Preto.

Pinga-fogo

"Os professores da Universidade de Londrina, em hipótese alguma, mereceriam a molecagem. Vão para a casa."

Do governador Roberto Requião, que ao reclamar das vaias recebidas dos estudantes da Universidade Estadual de Maringá, durante a inauguração de novas salas, acabou trocando o nome da instituição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]