Morador do bairro da Casa Verde, o delegado Ubiracy Pires da Silva, do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic), afirmou que um dos motores do Learjet da Reali Táxi Aéreo estava em chamas na hora da queda sobre uma residência, logo após decolar do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. Oito pessoas morreram.Bombeiros retiram peças do Learjet do local do acidente- Estava na janela da minha casa. Deu para ver fogo na lateral, na parte de trás do avião. Era um fogo forte, na turbina do lado direito - disse.
O delegado afirmou ainda que ouviu barulho e acredita que pelo menos uma turbina não estava funcionando.No domingo, o coronel Carlos Minelli de Sá, da Aeronáutica, disse que o avião não poderia ter feito uma curva à direita e que o fato de ter feito indicava pane na Aeronave
Nesta segunda, com a retirada de partes do avião dos escombros, cresceram as suspeitas de irregularidades.
Mesmo com a falha na turbina, a queda poderia ter sido evitada. O Learjet é um bimotor e pode funcionar com apenas um deles.
Os pilotos devem passar por simulador para operar com apenas um dos motores. Simuladores para este tipo de aeronave, no entanto, só são disponíveis nos Estados Unidos, o que encarece o treinamento.
- Tem que ver se os dois, piloto e co-piloto, passaram. A reação em caso de pane de uma das turbinas tem que ser automática - disse Jorge Barros, especialista em segurança de vôo.
Barros também afirma que uma pane na turbina direita do Learjet é a causa mais provável para o acidente, assim como outros especialistas. Cabe à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) verificar se os pilotos cumprem todo o treinamento. Nesta segunda-feira, a Reali não divulgou o currículo dos pilotos e as horas de vôo de cada um. A assessoria limitou-se a informar que o piloto havia sido contratado em janeiro e o co-piloto em junho passado. Há ainda a possibilidade de o Learjet não pertencer à Reali, mas a um empresário do setor de segurança. A Reali deve se pronunciar nesta terça-feira.
Na avaliação de Barros, três motivos podem ter provocado a pane na turbina: choque com pássaro, uso de combustível de baixa qualidade e falha na manutenção. Outra possibilidade é a entrada de água no tanque de combustível.
De acordo com a Anac, a declaração anual de inspeção do Learjet, feita em oficina credenciada, foi entregue no dia 24 de outubro. A declaração é assinada e, em tese, quem a assina é o responsável pelo serviço de manutenção. Na ABC Táxi Aéreo, em Uberlândia (Minas), foram checadas a documentação e as últimas intervenções no avião.
De acordo com o especialista, é comum um avião apresentar problemas logo após passar por manutenção.
- Acontece de surgirem falhas por causa dos processos de montagem e desmontagem de equipamentos.
A ABC Táxi Aéreo se recusou a informar exatamente o que foi feito no Learjet no dia 24. Só a Reali Táxi Aéreo, dona do avião, falaria sobre o assunto. Perguntada sobre a revisão, a Reali não respondeu.
- "Senti dor e tristeza", diz menina que sobreviveu a queda de learjet na Casa Verde
- IML libera os corpos das oito vítimas da queda do Learjet na Casa Verde
- Caixa de voz do jatinho já foi encaminhada à perícia
- Veja quem são as vítimas do acidente aéreo
- Bombeiros encerram buscas no local do acidente aéreo



