• Carregando...

Uma reportagem publicada neste sábado pela Revista 'Isto É' afirma que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares intermediou o pagamento de uma dívida de R$ 1,4 bilhão do governo com bancos privados e estatais. A dívida vinha sendo acumulada desde a gestão do governo Fernando Henrique Cardoso e foi paga de uma vez só, em abril deste ano.

Segundo a revista, o intrigante do pagamento é que uma questão financeira acabou merecendo uma ginástica legal e a intervenção do ex-tesoureiro do PT. A Isto É diz que o esquema acabou ganhando o apelido de "Proer do PT", numa referência ao bilionário programa de socorro aos bancos empreendido por FHC.

De acordo com a reportagem, o acordo foi costurado pelo ex-tesoureiro com a Febraban - associação que reúne os maiores bancos do País - e posto em prática à revelia do Ministério da Previdência e do INSS. O negócio, que estaria antes em discussão dentro do Ministério da Previdência, foi isolado e resolvido na Fazenda.

A Isto É diz que para viabilizar a legalidade do pagamento pelo Tesouro Nacional e não pelo INSS, como seria a praxe, o governo incluiu no texto de uma medida provisória que tratava de importantes assuntos tributários um artigo sob medida, autorizando a União a assumir dívidas de autarquias, "a exclusivo critério do ministro de Estado da Fazenda".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]