• Carregando...

O superintendente da Funpar, Paulo Bracarense, afirmou que lamenta o tratamento político que vem sendo dado à fundação nos últimos dias. Para ele, o fato de 2008 ser ano eleitoral e de o atual reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, ser pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo PMDB tem motivado ações com a intenção de atingir a instituição.

Mas Bracarense diz estar tranqüilo quanto ao que ocorre na Funpar. Afirma já ter procurado alguns deputados estaduais para prestar esclarecimentos. "Inclusive, o requerimento feito pela Assembléia Legislativa já foi retirado." E, na segunda-feira, ele se encontra com o deputado federal Eduardo Sciarra (DEM) para pôr-se à disposição tanto na entrega de documentos como dando informações.

Sobre o funcionário morto Valmir Mota de Oliveira, Bracarense afirma que a Funpar não faz restrições ideológicas em suas contratações. Ele lembrou ainda que o sem-terra foi morto em um domingo, dia de folga da Funpar. "O projeto do qual ele particpava não tem articulação com o MST. Ele foi contratado porque era um agricultor que nos ajudava nos projetos e foi selecionado devido ao fato de ter segundo grau completo."

Bracarense diz ainda que a Funpar é transparente em seus relatórios e sofre fiscalização de inúmeros órgãos públicos e entidades sociais. Segundo ele, fazem parte dos conselhos diretor e fiscal da instituição a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a Federação da Agricultura do Paraná, o Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE) e a Associação Comercial do Paraná.

"Também nos fiscalizam, o Ministério Público, o INSS, os Tribunais de Contas do Estado e da União, os ministérios da Justiça, da Previdência e de Ciência e Tecnologia. E há ainda o Conselho de Planejamento da UFPR." Segundo ele, o registro da Funpar só é renovado após prestação detalhada de contas. Ele informa ainda que, há oito anos, a fundação é submetida a uma auditoria privada independente. "Precisamos de todos esses mecanismos porque gerenciamos, só em 2006, por exemplo, mais de R$ 150 milhões. São recursos captados junto a entidades públicas e privadas e de intercâmbios internacionais."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]