• Carregando...
Participantes da Gazetinha e do Nós na Tela na última reunião de pauta realizada na Gazeta do Povo antes da produção das reportagens especiais do eLEITORemAÇÃO para o Plug!: abordagem criativa e bastante crítica para temas difíceis e muitas vezes considerados chatos | Master Tarcísio Bély
Participantes da Gazetinha e do Nós na Tela na última reunião de pauta realizada na Gazeta do Povo antes da produção das reportagens especiais do eLEITORemAÇÃO para o Plug!: abordagem criativa e bastante crítica para temas difíceis e muitas vezes considerados chatos| Foto: Master Tarcísio Bély
  • O professor Norton Nicolazzi durante o evento realizado na Fnac: eLEITORemAÇÃO apostou na interatividade e no contato direto com os jovens leitores na cobertura das eleições 2008

Jornal, internet, televisão e muita interatividade. Essa foi a combinação perfeita para a criação do eLEITORemAÇÃO, espaço dedicado ao jovem nas eleições 2008, que encerra hoje um ciclo de reportagens, debates e muitas ações diferenciadas – que tiveram como objetivo principal trazer à tona questões relativas à política, mas sobretudo com ênfase na participação e na mobilização em torno de causas comuns.

No Plug! (RPC-TV), a partir das 12 horas, os integrantes do Projeto Master (Núcleo de Mídia Jovem e Infantil da Gazetinha) e do Nós na Tela, ação desenvolvida pela ONG Associação Casa da Videira, apresentam o eLEITORemAÇÃO especial com três temas: a influência dos pais nas decisões dos filhos na hora de votar – e até mesmo no desinteresse deles pela política; a importância da organização estudantil; e também um bate-papo sobre a necessidade de se superar as diferenças de grupos e estilos para pensar em questões do interesse de todos.

Para Tarcísio Bély, 16 anos, integrante do Master, a iniciativa foi rica para todos os participantes. "O maior aprendizado que obtivemos com esse projeto foi o aprimoramento da nossa percepção sobre política, e principalmente da importância sobre a participação ativa do jovem", emenda.

Para gravar todas as reportagens, o grupo fez reuniões de pauta no jornal, definiu estratégias para tornar o assunto interessante e também avaliou os possíveis entrevistados. Outro desafio foi enfrentar as câmeras, vencer a timidez e mandar – da melhor maneira possível – a mensagem certa para quem vai às urnas amanhã escolher novos prefeitos e vereadores. " Além de compreender agora como é o formato das reportagens para a tevê e a dificuldade em fazê-las, pudemos aprender como a política é algo cada vez mais presente e mais importante na vida de cada pessoa. E é mostrando essa importância – de jovem para jovem – que esperamos que os adolescentes se conscientizem do seu papel", reitera Renan Lacerda Araújo, 16, também do Master.

Ações

Além de ocupar a editoria de Vida Pública às segundas, a Gazetinha aos sábados, a internet e a tevê, o eLEITORemAÇÃO também promoveu um grande evento na Fnac (ParkShopping Barigüi) em setembro. A ação contou com a participação da equipe do TRE-PR, que mostrou o funcionamento da urna eletrônica e trouxe informações sobre as eleições no estado, e o público ainda pôde conferir a conversa descontraída com Norton Frehse Nicolazzi Jr., professor de História das Escolas Positivo, que falou sobre a importância do conceito de cidadania e da necessidade do jovem se envolver mais com o tema.

O eLEITORemAÇÃO teve ainda canais interativos, como o Eu, Prefeito e Solta o Verbo. Numa dessas, a gente se encontra de novo no segundo turno, caso ele ocorra. Até mais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]