O plenário da Câmara dos Deputados| Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Deputados e líderes dos principais partidos da Câmara da base aliada e de oposição, com exceção do PSol e da Rede, participaram nesta quarta-feira (23) de almoço na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir o relatório das “Dez Medidas Contra a Corrupção”. De acordo com deputados que participaram do almoço, além dos ajustes no texto para a votação na comissão, também foi discutida a emenda que irá propor a anistia para os crimes de caixa 2 cometidos no passado. O PT contou com representantes no almoço, mas parte da bancada se insurgiu contra a ideia e quer divulgar um manifesto condenando a manobra.

CARREGANDO :)

A emenda da anistia seria apresentada em plenário, desde que todos os partidos concordem em assumir a autoria. Deputados favoráveis à emenda tentam convencer o partido a assinar.

Publicidade
Veja também
  • Relator reduz de 17 para 12 as propostas do projeto “Dez Medidas Contra a Corrupção”
  • Às vésperas de votação, “Dez Medidas Contra a Corrupção” está longe de consenso

“Ou assina todo mundo ou não vai ter a emenda”, disse um dos deputados presentes que está procurando os petistas que concordam com a emenda para tentar fazer com que o partido mude de posição.

Nos bastidores, muitos deputados admitem que a ideia da anistia ao caixa 2 é defendida pela maioria dos parlamentares. Um dos textos da emenda está circulando entre os deputados é o seguinte : “Não será punível nas esferas penal, civil e eleitoral, doação contabilizada, não contabilizada ou não declarada, omitida ou ocultada de bens, valores ou serviços, para financiamento de atividade político-partidária ou eleitoral, realizada até a data da publicação dessa lei.”

Oficialmente, líderes admitem presença no almoço, mas negam que a emenda da anistia tenha sido discutida. Segundo os líderes, o encontro serviu para ajustar pontos do relatório do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) na comissão especial. O relator participou do almoço.

O grupo da bancada do PT que é contra a iniciativa quer divulgar um manifesto, mas também criticando pontos do relatório Onyx que, na opinião deles, ferem direitos e garantias individuais. Citam, por exemplo, a redução de recursos da defesa. Em relação à anistia do caixa 2 o discurso do grupo é de que tal medida tem por objetivo uma “tentativa de estabilização do golpe parlamentar” que tirou Dilma Rousseff (PT) do cargo de presidente da República.

Publicidade

Segundo um dos petistas que assinou, o manifesto já tem mais de 20 assinaturas de deputados do partido.

“Vamos nos insurgir contra [a anistia]. Entendemos que isso é o coroamento do golpe, é a moeda de troca que os golpistas ofereceram aos deputados e senadores, aos partidos e às empresas para afastar Dilma do poder. Vamos lançar um manifesto e denunciar que o objetivo dessa manobra é estabilizar o golpe”, disse um dos deputados do PT que assinou o documento.

Deputados que assinam o manifesto confirmam que a tentativa de aprovar a emenda da anistia conta com o apoio de deputados do PT. Em reunião da coordenação, eles conseguiram a garantia de que o partido não assinará a emenda no plenário.

O manifesto diz que o grupo é favorável ao aperfeiçoamento do combate à corrupção, mas que isso não pode vir em detrimento de direitos e garantias individuais. E que o grupo é contra qualquer tipo de anistia ao caixa 2.