• Carregando...

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara quer instalar uma CPI para investigar o desmatamento na Amazônia. Na última terça-feira, a comissão aprovou requerimento defendendo a criação da CPI. A proposta é do presidente da comissão, deputado Nilson Pinto (PSDB-PA). A idéia de transformar o desmatamento em tema de uma comissão parlamentar de inquérito surgiu a partir da divulgação de dados parciais do governo que indicariam aumento dos índices de destruição da floresta amazônica em algumas regiões.

O requerimento do deputado Nelson Pinto sugere que a investigação abranja os últimos dez anos. A CPI tentará mapear os principais responsáveis por grandes desmatamentos nesse período. Segundo dados oficiais, nos últimos meses estaria havendo aumento no corte ilegal de árvores principalmente no Mato Grosso. Por receio de que possa haver risco de crescimento generalizado dos índices de desmatamento, o Ministério do Meio Ambiente prepara ações em 20 áreas na Amazônia.

A aprovação do requerimento não garante a criação e instauração de uma comissão parlamentar de inquérito. Para conseguir viabilizar a nova CPI, a comissão terá que colher assinaturas de 171 deputados. Após a leitura do texto no plenário, os partidos têm que indicar os integrantes da CPI.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]