“Todo mundo no Brasil sabe do meu papel a respeito dos genéricos, não vou perder tempo respondendo isso.” José Serra, candidato do PSDB à Presidência| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Ainda disputando a paternidade do Bolsa Família, tucanos e petistas também começam a brigar nesta eleição pela autoria da implantação dos remédios genéricos no país. O PSDB reagiu ontem à declaração da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, que afirmou na segunda-feira que o presidenciável tucano, José Serra, não é o único responsável pela criação dos genéricos no Brasil.O site da campanha de Serra colocou no ar um texto sustentando que o candidato "apresentou a Lei dos Genéricos", e destacou a promessa do partido de "turbinar" esse tipo de medicamento. "Vamos turbinar de novo os genéricos, eles são um produto barato e de boa qualidade", afirmou Serra em seu site. "Teremos uma cesta de remédios gratuitos com cerca de 80 medicamentos para serem distribuídos por meio dos municípios", completou o candidato tucano.

CARREGANDO :)

Segundo a página do candidato na internet, os genéricos foram criados há 11 anos e Serra "apresentou a Lei dos Genéricos, partindo do princípio de que o que cura no remédio é o ‘ingrediente’, o princípio ativo, e não a marca. No começo, as pessoas podiam estranhar os nomes pouco familiares, mas aos poucos foram aprendendo a exercer seu direito – e a cuidar de si gastando menos".

Na segunda-feira, Dilma reivindicou a paternidade dos genéricos –uma das principais bandeiras da campanha de Serra – para o ex-ministro do governo Itamar Franco, Jamil Haddad. "Certos processos começam e vão se desenvolvendo. Na verdade, várias pessoas participam dessa trajetória. Cada um dá sua contribuição. O que não é possível é alguém chegar e dizer foi só eu que fiz. Não foi", afirmou a candidata.

Publicidade

Durante entrevista coletiva, realizada na sede da Federação das Indústrias de Goiás ontem, Serra evitou polemizar sobre as declarações de Dilma. "Todo mundo no Brasil sabe do meu papel a respeito dos genéricos, não vou perder tempo respondendo isso. É só ela se informar mais", disse Serra

Tucanos e petistas têm brigado neste ano para serem reconhecidos pela autoria de programas governamentais populares, caso dos remédios genéricos e do Bolsa Família. Se, por um lado, Dilma tenta descolar de Serra a imagem de criador dos genéricos, os tucanos buscam trazer para o governo de Fernando Henrique Cardoso a origem do Bolsa Família – um dos carros chefe do governo petista.