i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Presidência

Dilma intensifica ritmo de agenda internacional

Presidente segue recomendação feita pelo ex-presidente Lula e aumenta ritmo das viagens ao exterior

  • PorAgência O Globo
  • 23/01/2015 13:18
Presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de posse do presidente da Bolívia, Evo Morales na quinta-feira (22) | Roberto Stuckert Filho / Presidência da República / Divulgação
Presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de posse do presidente da Bolívia, Evo Morales na quinta-feira (22)| Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República / Divulgação

Desde o mês passado a presidente Dilma Rousseff reforçou sua agenda de viagens internacionais. Em sua primeira ida ao exterior neste segundo mandato, ela esteve ontem em La Paz, na Bolívia, na cerimônia de posse do presidente reeleito Evo Morales. Segundo integrantes do PT, ao aumentar o número de viagens internacionais, Dilma estaria seguindo recomendação do ex-presidente Lula, dada no final do ano passado. Ele teria argumentado à presidente considerar importante que o Brasil tenha maior protagonismo internacional.

Dilma está com viagem marcada na próxima semana para São José, capital da Costa Rica, onde participará da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). No mês passado ela foi à cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), no Equador, e à cúpula do Mercosul, na Argentina.

No segundo semestre, é provável que ela vá ao encontro dos Brics (grupo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e à reunião do G-20. A presidente deve conciliar sua participação na Assembleia Geral da ONU, em setembro, com a visita de estado aos Estados Unidos, que foi cancelada em 2013 depois da divulgação de que a Agência de Segurança Nacional estava grampeando e-mails brasileiros.

Quando era presidente, Lula viajava para o exterior com mais frequência do que Dilma e seu governo tinha uma política externa mais agressiva. Em seu primeiro mandato, Lula fez 84 viagens internacionais, enquanto Dilma, no mesmo período, fez 62. Em média, o ex-presidente fez 21 viagens internacionais por ano, no primeiro governo. Já com Dilma, essa média caiu para 15,5 viagens anuais.

Lula também recebia mais chefes de Estado e de governo do que Dilma. No primeiro mandato de Lula, 116 vieram ao Brasil. Dilma recebeu somente 45 nos últimos quatro anos. A presidente costuma aproveitar reuniões multilaterais para conversar com os colegas estrangeiros.

Lula está preocupado com a articulação política do governo, considerada um dos pontos fracos da administração Dilma, e tem dúvidas, segundo pessoas próximas, se a dupla Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Pepe Vargas (Relações Institucionais) será capaz de reverter o quadro.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.