• Carregando...
Presidente é vaiada em Porto Alegre- A presidente Dilma Rousseff enfrentou vaias de um pequeno grupo de militantes do PSol e do PSTU, partidos de esquerda, durante sua estada em Porto Alegre (RS), ontem. O grupo concentrou-se em frente ao hotel em que a presidente se hospedou, no centro da capital gaúcha. Depois, se dirigiu ao Ginásio Gigantinho, onde Dilma fez um discurso sobre desenvolvimento e sustentabilidade, durante evento do Fórum Social Mundial que está sendo realizado em Porto Alegre (foto). Neste ano, o fórum discute o meio ambiente. Os cerca de 40 manifestantes que puseram suas faixas por onde Dilma passou, protestavam contra a ação da Polícia Militar de São Paulo na desocupação da invasão Pinheirinho, em São José dos Campos, e aproveitaram para exigir de Dilma o veto ao Código Florestal, caso seja aprovado pela Câmara dos Deputados. No evento, Dilma disse que a Rio+20, encontro da ONU que será realizado no Brasil neste ano, deverá indicar o marco do desenvolvimento sustentável que orientará as nações a partir de agora | Roberto Stuckert Filho/PR
Presidente é vaiada em Porto Alegre- A presidente Dilma Rousseff enfrentou vaias de um pequeno grupo de militantes do PSol e do PSTU, partidos de esquerda, durante sua estada em Porto Alegre (RS), ontem. O grupo concentrou-se em frente ao hotel em que a presidente se hospedou, no centro da capital gaúcha. Depois, se dirigiu ao Ginásio Gigantinho, onde Dilma fez um discurso sobre desenvolvimento e sustentabilidade, durante evento do Fórum Social Mundial que está sendo realizado em Porto Alegre (foto). Neste ano, o fórum discute o meio ambiente. Os cerca de 40 manifestantes que puseram suas faixas por onde Dilma passou, protestavam contra a ação da Polícia Militar de São Paulo na desocupação da invasão Pinheirinho, em São José dos Campos, e aproveitaram para exigir de Dilma o veto ao Código Florestal, caso seja aprovado pela Câmara dos Deputados. No evento, Dilma disse que a Rio+20, encontro da ONU que será realizado no Brasil neste ano, deverá indicar o marco do desenvolvimento sustentável que orientará as nações a partir de agora| Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Interatividade

Você acha que a presidente Dilma deveria se encontrar com dissidentes em sua visita a Cuba? Por quê?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Apesar de o governo brasileiro ter concedido visto para a blogueira Yoani Sánchez, que se tornou uma das principais vozes críticas à ditadura cubana, a presidente Dilma Rousseff não pretende incluir em sua agenda o pedido de audiência feito por oposicionistas daquele país na visita que fará a Cuba na semana que vem.

Auxiliares da presidente Dilma afirmam que receber os oposicionistas na visita a Cuba seria um ataque direto ao regime dos irmãos Castro, o que atrapalharia o bom rendimento da visita de três dias de Dilma a Havana, que começa na próxima segunda-feira. Mas eles ponderaram que a concessão do visto à cubana e a nota publicada pelo Itamaraty anunciando a decisão foram consideradas um "gesto público forte" do governo.

Nos bastidores diplomáticos, a concessão do visto foi entendido como uma pressão para que o governo de Cuba autorize a saída de Yoani do país – o que, reiteradas vezes, a ditadura castrista tem se recusado a fazer. A blogueira foi convidada para participar do lançamento de um filme no Brasil.

O assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que o governo orientou a Embaixada brasileira em Havana a conceder o visto a Yoani. "O visto foi concedido. Agora, obter a autorização para sair de Cuba é problema dela", afirmou

Segundo Marco Aurélio, o governo tinha consciência de que Yoani aproveitaria para pedir o visto na véspera da viagem da presidente a Cuba, para criar um fato político internacional. "Eu, se estivesse na situação dela, faria a mesma coisa", opinou ele. "Acho que qualquer pessoa faria isso." Mas, para Marco Aurélio, o fato de o Brasil conceder o visto de turista para a blogueira dissidente agora não configura uma mudança na política do país em relação a Cuba. "Não foi concedido antes porque ela não pediu."

Apesar de Yoani ter 202 mil seguidores no Twitter, de ter publicado um livro em português especialmente para o Brasil – De Cuba, com carinho –, e de ser reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus textos, Marco Aurélio disse que não gosta do que ela escreve.

Maneira eficiente

Nos discursos que fará em Cuba, a presidente Dilma aproveitará para elogiar a abertura comercial cubana, dizendo que vê com bons olhos a iniciativa e que o Brasil fica feliz em poder estar contribuindo para melhorias na ilha cubana. Na avaliação de auxiliares de Dilma, esta é uma maneira "mais eficiente" de apoiar e sugerir mais mudanças e a modernização no país caribenho.

Dilma ressaltará ainda a co­operação que Cuba vem promovendo com o Brasil e outros países, exaltando a importância dos investimentos no país. A exemplo do ex-presidente Lula, Dilma pedirá o fim do embargo dos Estados Unidos contra Cuba. Para mostrar a disposição do Brasil de continuar cooperando com o presidente cubano, Raúl Castro, a brasileira levará no bolso a aprovação das duas últimas parcelas de US$ 380 milhões de financiamento para a conclusão da reforma do porto de Mariel, a 50 quilômetros de Havana. A obra está sendo realizada pela construtora brasileira Ode­brecht. Levará também linha de crédito para que o país importe equipamentos brasileiros que possam ajudar a desenvolver a sua agricultura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]