• Carregando...
 | Roberto Stuckert Filho
| Foto: Roberto Stuckert Filho

A presidente Dilma Rousseff (PT) chegou a Cascavel na manhã desta segunda-feira (4) para participar do Show Rural Coopavel, exposição considerada como vitrine do agronegócio brasileiro. A presidente chegou às 10h30 acompanhada da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), e de sua comitiva, formada por Mendes Ribeiro Filho (PMDB), ministro da Agricultura.

Dilma percorreu os 30 quilômetros, entre o Aeroporto Adalberto Mendes da Silva e o Centro Tecnológico Coopavel - local do evento - de carro. Ela não falou com a imprensa antes de discursar ao público no palanque.

Durante o discurso, Dilma relatou que o Paraná é referência para a agricultura nacional e anunciou que a entrega de máquinas em Cascavel tem a intenção de melhorar a infraestrutura de transporte nas áreas rurais dos municípios. "Queremos atacar as estradas vicinais, que sambemos que são como nossas veias menores, tão essenciais para irrigar as maiores. Por elas passam o caminhão do leite, o ônibus escolar, sem sombra de dúvida, toda nossa produção agrícola", disse.

A presidente anunciou que até o fim do ano 188 retroescavadeiras serão entregues em municípios abaixo de 50 mil habitantes. Até agora, 95 máquinas foram fornecidas às cidades selecionadas. Para cada retroescavadeira, Dilma anunciou que serão fornecidas ainda uma moto-niveladora e um caminhão caçamba pelo governo federal a esses municípios. "Por que optamos por municípios abaixo de 50 mil? Municípios menores tem menos recursos, precisam ter um olho maior [por parte do governo] para que se possa ter acesso a uma melhoria. Essa é uma questão que, sem sombra de dúvida, é mais fácil para municípios maiores", relatou.

Eleições

O encontro de Richa e Gleisi antecipa o possível duelo do pleito de 2014, que devem disputar o cargo de governador no ano que vem.

O evento na Região Oeste do Paraná será um palco de desfile de pré-candidatos também à Presidência da República. Aécio Neves (PSDB), provável candidato do partido tucano para enfrentar Dilma nas urnas em 2014, deve participar do Show Rural nesta terça-feira (5). No ano passado, ele esteve no evento.

Arapongas

Mais tarde, após as 13h, a programação é de que Dilma siga para Arapongas para inaugurar uma indústria integrante do Programa Nacional de Agroindustrialização dos Assentamentos da Reforma Agrária. A assessoria do Governo relata que a iniciativa junta vários órgãos com o objetivo de promover o desenvolvimento local por meio das indústrias agrícolas. Entre as entidades que integram o programa estão Banco do Brasil, Incra e Ministério do Desenvolvimento Social, entre outros.

Na cerimônia, a presidente irá inaugurar uma indústria agrícola para o beneficiamento de leite. Com a instalação do complexo será possível produzir derivados, como queijo e iogurte. A intenção é fazer com que agricultores possam se reunir em associações e obter maior preço na venda de seus produtos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]