• Carregando...
 | Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação
| Foto: Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação

Beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida aproveitaram a presença da presidente Dilma Rousseff na cerimônia de inauguração de unidades habitacionais em Castanhal (a 74 km de Belém), nesta sexta-feira (1º), para denunciar supostas cobranças indevidas durante o cadastro das famílias.

Durante seu discurso, Dilma desautorizou qualquer tipo de cobrança. "Ninguém, em lugar nenhum do Brasil, pode usar a casa própria para pedir qualquer coisa para o morador. Nem no governo federal, nem no governo estadual, nem no governo municipal, nem na empresa e, em canto nenhum deste país, pode cobrar nada de quem tem a casa.O dinheiro que nós usamos [no programa] é o dinheiro do povo brasileiro", afirmou.

Mais de 4.000 pessoas participaram do evento sob um calor de cerca de 40ºC. Também houve manifestações de famílias que carregavam cartazes de cobrança à presidente: "Cadê minha casa, Dilma?".

O Minha Casa, Minha Vida foi criado em 2009, durante o governo Lula (2003-2010) com o objetivo de construir dois milhões de unidades habitacionais, das quais 60% voltadas para famílias de baixa renda.

No país, o programa já entregou mais de 1 milhão de residências. O investimento é de R$ 146,2 bilhões. No Pará, 20.500 famílias já foram beneficiadas.

Dilma destacou que o programa combate "a terrível desigualdade social" do país. "Nós queremos, no Brasil, que as pessoas tenham as mesmas oportunidades. Em cada lugar que a gente estiver, quanto mais igualdade de oportunidades nós dermos para brasileiros e brasileiras, mais desenvolvido será este país", disse a presidente.

Parceria

A cerimônia aconteceu na cidade natal do governador do Pará, Simão Jatene (PSDB). O tucano dividiu o palco com a ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT), sua adversária nas eleições 2010.

Dilma voltou a defender a parceria com prefeitos e governadores. "Nós só conseguiremos realizar o nosso projeto com a parceria dos estados e dos municípios. É muito importante ter parceiros", disse Dilma, que pediu ao governador do Pará uma agenda para "esgotar os problemas" do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]