Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Vida Pública
  3. Dilma recebe convidados para assistir documentário sobre ditadura

Presidente

Dilma recebe convidados para assistir documentário sobre ditadura

"O Dia que Durou 21 Anos" destaca o papel dos Estados Unidos para a criação de um ambiente que resultaria no golpe para derrubar o presidente João Goulart, dando início à ditadura

  • Folhapress
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Ex-guerrilheira, presa e torturada pelo regime militar, a presidente Dilma Rousseff recebe na noite desta sexta-feira (18) convidados no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, para assistir ao documentário brasileiro "O Dia que Durou 21 Anos".

O filme destaca o papel dos Estados Unidos para a criação de um ambiente que resultaria no golpe para derrubar o presidente João Goulart, dando início aos 21 anos da ditadura militar no Brasil. A lista de convidados ainda não foi divulgada pela Presidência, mas entre eles estão o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e o diretor do documentário Camilo Tavares.

Camilo é filho de Flávio Tavares, um dos 15 presos políticos libertados em troca do embaixador norte-americano sequestrado, Charles Elbrick. Flávio, que trabalhou na produção do filme, é amigo do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil).

Após a troca do embaixador, em 1969, Flávio e Dirceu foram para o exílio. No ano passado, em meio ao julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que condenou Dirceu pelos crimes do mensalão, Flávio escreveu um artigo "Meu amigo Zé", no qual o apontou como "bode expiatório de uma degradação maior".

Lançado em abril, o documentário é resultado de uma pesquisa que durou mais de três anos e usa como fonte gravações de diálogos da Casa Branca de 1962 a 1964, recentemente tornadas públicas.

Entre elas, uma de junho de 1962 em que o embaixador dos EUA no Brasil Lincoln Gordon expõe ao então presidente John F. Kennedy a necessidade de uma infiltração nas Forças Armadas brasileiras.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE