• Carregando...

Ex-guerrilheira, presa e torturada pelo regime militar, a presidente Dilma Rousseff recebe na noite desta sexta-feira (18) convidados no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, para assistir ao documentário brasileiro "O Dia que Durou 21 Anos".

O filme destaca o papel dos Estados Unidos para a criação de um ambiente que resultaria no golpe para derrubar o presidente João Goulart, dando início aos 21 anos da ditadura militar no Brasil. A lista de convidados ainda não foi divulgada pela Presidência, mas entre eles estão o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e o diretor do documentário Camilo Tavares.

Camilo é filho de Flávio Tavares, um dos 15 presos políticos libertados em troca do embaixador norte-americano sequestrado, Charles Elbrick. Flávio, que trabalhou na produção do filme, é amigo do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil).

Após a troca do embaixador, em 1969, Flávio e Dirceu foram para o exílio. No ano passado, em meio ao julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que condenou Dirceu pelos crimes do mensalão, Flávio escreveu um artigo "Meu amigo Zé", no qual o apontou como "bode expiatório de uma degradação maior".

Lançado em abril, o documentário é resultado de uma pesquisa que durou mais de três anos e usa como fonte gravações de diálogos da Casa Branca de 1962 a 1964, recentemente tornadas públicas.

Entre elas, uma de junho de 1962 em que o embaixador dos EUA no Brasil Lincoln Gordon expõe ao então presidente John F. Kennedy a necessidade de uma infiltração nas Forças Armadas brasileiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]