• Carregando...

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), postou nesta sexta-feira (8) uma mensagem em seu blog, na qual diz que a recusa do Supremo Tribunal Federal (STF) em autorizar sua viagem à Venezuela foi uma "violação flagrante" de seus direitos constitucionais. Dirceu foi condenado a dez anos e dez meses no julgamento do mensalão e seu passaporte está retido desde novembro. "Com tristeza e saudades, despeço-me de Chávez daqui do Brasil, minha pátria", disse Dirceu na publicação.

O pedido de Dirceu foi negado pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa nesta quinta. No despacho, Barbosa afirma que não há motivos para rever a proibição para que o petista deixe o país porque "sequer se trata de relação próxima de parentesco".

Em seu blog, Dirceu disse que, com o gesto, "quis prestar uma homenagem à Chávez, exemplo de coragem, luta e persistência na busca pela justiça".

Homem forte do governo Lula, Dirceu foi apontado como chefe do esquema que desviou recursos públicos que, misturados a empréstimos fraudulentos, abasteceu a compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos da gestão do petista. O ex-ministro foi condenado por crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Ele ainda está em liberdade porque o resultado do julgamento ainda precisa ser publicado e cabem recursos à condenação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]