O nome dos três servidores que assumirão interinamente cargos de direção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foram divulgados nesta quinta-feira (22). A permissão, de nomear substitutos temporários, foi publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (21), pois sem um número mínimo de diretores, a agência não pode deliberar sobre assuntos que dependam de aprovação colegiada.

CARREGANDO :)

Os novos diretores foram nomeados pelo ministro dos Transportes, Paulo Passos. Os diretores definitivos deverão ser indicados pela Presidência da República e referendados pelo Senado Federal.

Ana Patrizia Gonçalves Lira é uma das nomeadas para ocupar vaga de direção na agência, onde trabalha desde 2002. Atualmente ela é gerente executiva, e membro da Comissão de Ética da ANTT. O segundo escolhido é Carlos Fernando do Nascimento, na ANTT desde 2006. Atualmente é superintendente substituto de Marcos Regulatórios. Por fim, foi nomeada Natalia Marcassa de Souza, servidora da agência desde 2006, atual Gerente de Regulação e Outorga da Exploração de Rodovias.

Publicidade

Medida semelhante, de nomear diretores interinos, foi adotada no ano passado, em função da crise aberta com a saída de vários diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), após denúncia de fraudes em licitações envolvendo o órgão ligado ao Ministério dos Transportes.

A falta de diretores na Agência foi causada pela reprovação da indicação da recondução de Bernardo Figueiredo para o cargo de diretor-geral da ANTT, episódio que ocorreu em meio a uma crise entre os senadores da base aliada e o Palácio do Planalto. Em mensagem publicada na quarta-feira, o governo retirou o pedido de recondução de Mário Rodrigues Júnior para o cargo de diretor da agência reguladora.