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Sistema também reduz riscos aos motoristas nas colisões contra as estruturas

Está em fase de testes pela Companhia Elétrica do Paraná (Copel) um sistema de proteção que visa minimizar os estragos causados a postes em caso de colisões de veículos. O dispositivo consiste em tubo de concreto colocado na base do poste, cujo espaço interno é preenchido com areia grossa. Isso proporciona um aumento na área de contato em caso de colisão, diminuindo a intensidade do impacto contra a estrutura. Com a instalação dessa novidade, a expectativa é de que os postes não sejam danificados em até 90% das colisões.

Ao mesmo tempo em que protege a estrutura do poste, o sistema também é eficaz no caso de acidentes. Segundo registros da distribuidora de eletricidade do Ceará, onde essa proteção já vem sendo amplamente utilizada, os danos sofridos pelos veículos e pelos motoristas também foram reduzidos.

Prejuízos

De acordo com a Copel, mais de 2 mil postes são abalroados por veículos todos os anos no Paraná, o que resulta numa média de seis estruturas danificadas por dia. Só na região norte do Estado, por onde a Copel está dando início à experiência, foram quebrados em acidentes de trânsito 562 postes durante o ano de 2009.

Os abalroamentos por acidentes de trânsito são responsáveis por 80% das quebras de postes da Copel. O custo médio para restaurar o funcionamento da rede elétrica a cada poste abalroado gira em torno de R$ 1,2 mil, valor que é cobrado do responsável pelo acidente. Esse cálculo leva em conta os custos de reposição do material danificado, de deslocamento e da mão-de-obra necessária para os reparos. Além do prejuízo, essas ocorrências também causam interrupções no fornecimento de energia. Em 2009, 250 mil domicílios tiveram o fornecimento temporariamente interrompido em função desses acidentes.

Por enquanto, as novas estruturas estão sendo testadas em quatro cidades da região Norte do estado: Apucarana, Siqueira Campos, Wenceslau Braz e Ibaiti. Em breve, os testes devem começar em Bandeirantes. Em Londrina, cidade onde há o maior índice do estado de abalroamento de postes por habitante, a implantação dos postes especiais depende de autorização da Prefeitura. As informações são da Agência Estadual de Notícias, órgão oficial do governo estadual.

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