Sistema também reduz riscos aos motoristas nas colisões contra as estruturas

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Está em fase de testes pela Companhia Elétrica do Paraná (Copel) um sistema de proteção que visa minimizar os estragos causados a postes em caso de colisões de veículos. O dispositivo consiste em tubo de concreto colocado na base do poste, cujo espaço interno é preenchido com areia grossa. Isso proporciona um aumento na área de contato em caso de colisão, diminuindo a intensidade do impacto contra a estrutura. Com a instalação dessa novidade, a expectativa é de que os postes não sejam danificados em até 90% das colisões.

Ao mesmo tempo em que protege a estrutura do poste, o sistema também é eficaz no caso de acidentes. Segundo registros da distribuidora de eletricidade do Ceará, onde essa proteção já vem sendo amplamente utilizada, os danos sofridos pelos veículos e pelos motoristas também foram reduzidos.

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Prejuízos

De acordo com a Copel, mais de 2 mil postes são abalroados por veículos todos os anos no Paraná, o que resulta numa média de seis estruturas danificadas por dia. Só na região norte do Estado, por onde a Copel está dando início à experiência, foram quebrados em acidentes de trânsito 562 postes durante o ano de 2009.

Os abalroamentos por acidentes de trânsito são responsáveis por 80% das quebras de postes da Copel. O custo médio para restaurar o funcionamento da rede elétrica a cada poste abalroado gira em torno de R$ 1,2 mil, valor que é cobrado do responsável pelo acidente. Esse cálculo leva em conta os custos de reposição do material danificado, de deslocamento e da mão-de-obra necessária para os reparos. Além do prejuízo, essas ocorrências também causam interrupções no fornecimento de energia. Em 2009, 250 mil domicílios tiveram o fornecimento temporariamente interrompido em função desses acidentes.

Por enquanto, as novas estruturas estão sendo testadas em quatro cidades da região Norte do estado: Apucarana, Siqueira Campos, Wenceslau Braz e Ibaiti. Em breve, os testes devem começar em Bandeirantes. Em Londrina, cidade onde há o maior índice do estado de abalroamento de postes por habitante, a implantação dos postes especiais depende de autorização da Prefeitura. As informações são da Agência Estadual de Notícias, órgão oficial do governo estadual.