Desistiram da candidatura

Adriane Fidelis Leite AschembrenerEliana Carvalho dos SantosZoraide Piemonte de Oliveira

CARREGANDO :)

Não apresentaram documentação

Rosane de Oliveira CousoVorni Rogério Ferreira

Camargo poderá concorrer

Os três pedidos de impugnação da candidatura do deputado Fábio Camargo (PTB) à vaga de conselheiro do TC-PR foram rejeitados pela comissão especial que analisa os candidatos nesta quinta-feira (11). A decisão foi aprovada por unanimidade pelos cinco deputados que fazem parte da comissão.

Publicidade

A eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) foi marcada para a próxima segunda-feira (15), às 17 horas, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Quarenta candidatos poderão ser votados pelos deputados, que não precisam revelar o candidato que irão escolher. Segundo o regimento interno da Casa, o voto é secreto. Os deputados Plauto Miró (DEM) e Fábio Camargo (PTB), que concorrem à vaga.

No total, 45 pessoas haviam se inscrito para concorrer à vaga. Três desistiram da candidatura. Outros dois candidatos não apresentaram a documentação necessária e foram desclassificados. Os 40 restantes foram sabatinados por uma comissão especial - composta por cinco deputados - em entrevistas individuais.

A comissão julgou que todos eles preenchem aos requisitos necessários para concorrer à vaga. São eles: ser brasileiro; ter idade entre 35 e 65 anos; idoneidade moral e reputação ilibada; mais de 10 anos de exercício de atividade profissional e notório conhecimento nas áreas jurídica, econômica, financeira, contábil ou de administração pública.

Também na segunda-feira (15), os últimos 12 candidatos sabatinados poderão se pronunciar durante sessão da Assembleia. Cada um poderá falar por cinco minutos, prorrogáveis por mais dois. O uso do tempo é facultativo.

Para ser eleito, o candidato precisa da maioria dos votos dos parlamentares presentes na sessão. Caso nenhum candidato atinja a maioria, será realizado um segundo turno com os dois mais votados. Se ainda assim persistir o empate, será eleito o candidato mais idoso.

Publicidade

A vaga foi aberta com a aposentadoria compulsória de Hermas Brandão, que completou 70 anos. Os conselheiros do TC-PR são responsáveis por fiscalizar o uso do dinheiro público e analisar as contas do estado, prefeituras e câmaras de vereadores.

Protesto

Um protesto contra a nomeação de políticos e falta de transparência na eleição para o cargo de conselheiro está marcado para a próxima segunda-feira (15) em frente à Assembleia Legislativa, no Centro Cívico, ao meio-dia. Mais de 2 mil pessoas confirmaram presença até esta sexta-feira (12) por meio do Facebook.

Debate informal

Apenas nove dos 40 candidatos ao cargo de conselheiro do TC-PR compareceram a um debate público realizado na quinta-feira (11) na UFPR. Os deputados Plauto Miró e Fábio Camargo não foram e não se justificaram.

Publicidade

O debate foi organizado por Eduardo Reiner, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e colaborador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que não participa da disputa. "Aproveitando o momento de pessoas saindo às ruas, achei que fosse a hora certa de fazer o debate", disse. Cerca de 200 pessoas compareceram.

Uma mesa redonda composta por membros da UFPR, do Ministério Público e da OAB sabatinaram os candidatos, que também tiveram tempo para expor o porquê seriam boas opções para a vaga. Na discussão, os candidatos afirmaram que a eleição deveria ser adiada para dar mais tempo para a discussão pública sobre o assunto.

Reiner diz que a Assembleia se negou a divulgar os contatos dos candidatos para a convocação para o debate. "Foi tudo feito de improviso, tivemos que ir atrás porque não houve transparência", reclama.

Candidatos

1. Fábio Camargo – deputado2. Prescila Alves Pereira Francioli – contadora3. Jorge Luiz Zuch (Cascavel) – contador4. Maurício Bastos – professor5. Roberto Bohlen Seleme – engenheiro e professor6. Flávia Freire – policial civil7. Erli de Pádua Ribeiro – formação em Administração, pedagogia, letras e história8. Eduardo Kardush – professor9. Jozelia Nogueira – procuradora do estado10. Amaury José Soares – advogado da União11. Edson Navarro Tasso – auditor do TC12. Plauto Miró Guimarães – deputado13. Rubens Artur Hering – administrador14. Daniel Ferreira – advogado15. Sérgio Augusto Kalil – professor da UFPR16. Sérgio Luiz Libel – contador, representante comercial e especialista em transações imobiliárias17. Tarso Cabral Violin – advogado18. Francisco de Assis Inocêncio19. Carlos Alberto da Costa Macedo – economista e assessor da presidência do Tecpar20. Cristiano Niemeyer – engenheiro civil e bacharel em Direito21. Bruno Maurizzio Tosin – graduado em tecnologia mecânica22. Ivonei Niasi – advogado de Arapongas23. Luciano Pereira Mewes – advogado24. Joel Melo Cordeiro – vereador em Colombo25. Maria Dolores Moreira Alves – agente delegada do Serviço Distrital de Cruzeiro do Norte, Rancho Alegre26. Audrey Manzanatti Bornia – advogado27. Sílvia Kasmirski – Ciências Contábeis28. Alexendre Aut dos Santos – Ciências Contábeis29. Marlus Vinicius Forigo – filósofo e cientista político30. Henderson Flávio Raimundo31. Cleís Maria Heinm Weber – advogada32. Andreia Ricetti Bueno Fusculim33. Melissa Folmann – advogada34. Luiz Guilhermino Rorato35. Beatriz Soek Pepes Athanásio36. Antonio Spolador Júnior37. Paulo Roberto Drabik38. Antonio Gonçalves de Oliveira39. Marcos Schrappe40. Silvana do Rocio Oliveira Geara

Publicidade