O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que está sendo estudado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o emprego de tropas militares no Rio de Janeiro, para as eleições municipais. Ele disse que já recebeu o pedido e que já teve uma primeira reunião com o TSE. Jobim lembrou que essa será uma operação diferente das que executadas anteriormente. Em eleições anteriores, as Forças Armadas eram convocadas para resguardar o processo eleitoral, no dia da eleição, e agora estão sendo solicitadas antes do pleito.

CARREGANDO :)

Segundo o ministro, não há uma definição de datas para o deslocamento das tropas, mas disse que isso ocorrerá "o quando antes possível". Antes disso, lembrou, o TRE precisa definir os locais para o deslocamento. "Não cabe às Forças Armadas dizer onde é preciso que o Exército esteja. Quando estiver definido poderá ser acertado o número de militares a ser empregado nesse trabalho", afirmou Jobim.

Ele advertiu, no entanto, que as Forças Armadas não vão "ciceronear" candidatos nas favelas do Rio. "Isso é problema do candidato. É problema dele. "Não damos segurança para candidato", ressaltou, numa referência à dificuldade dos candidatos em entrar nas favelas para fazer campanha.

Publicidade
Veja também
  • TSE pede a Lula atuação das Forças Armadas durante eleições no Rio
  • Convocação de tropas federais para eleições do RJ já pode ser definida pelo TSE
  • Tarso põe Polícia Federal à disposição do TSE para ajudar nas eleições do Rio