O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta quinta-feira que as expectativas sobre juros no mercado estão exageradas já que o governo brasileiro não se excedeu nos estímulos econômicos. Ele também afirmou que, "às vezes", o otimismo do investidor estrangeiro no país preocupa.

CARREGANDO :)

"Não se sustentam as ideias de que estaremos (crescendo) acima de 5 por cento (em 2010). Acho que está havendo excesso de otimismo", disse em cerimônia de balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"A meu ver, tem gente interessada em elevar as taxas de juros... porque parte do mercado lucra com os juros mais altos. Temos que tomar cuidado com isso porque não tem nenhum fundamento técnico."

Publicidade

As projeções futuras de juros na BM&FBovespa apresentaram alta significativo recentemente, em meio a apostas de que o ciclo de aumento da Selic possa começar mais cedo que o previsto inicialmente, em razão de uma recuperação mais forte da economia.

Mantega também alertou contra excessos vindos de investidores estrangeiros. "De tão alto nosso conceito (no exterior), às vezes até me preocupa. O pessoal está doido para vir aqui fazer investimento", disse.

Sobre o crescimento da economia neste ano, o ministro fez previsão apenas para o terceiro trimestre. Ele disse que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter se expandido de 2,0 a 2,2 por cento no período, acima da alta de 1,9 por cento registrada no segundo trimestre do ano.

O ministro reiterou que o governo não irá usar o resultado fiscal com propósito eleitoral no ano que vem, afirmando que a meta de superávit primário voltará a subir em 2010.

"Não vamos usar o fiscal para fazer estímulo eleitoral. Não se sustentam as críticas que se fazem ao quadro fiscal brasileiro."

Publicidade
Veja também
  • Governo quer mudanças no uso de cartões de crédito
  • Governo arrecada menos e atrasa devolução do Imposto de Renda
  • Preços para Dia das Crianças superam inflação média do país
  • Procon recebe primeiras reclamações por ligação indevida de telemarketing