Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2008

Só 5 dos 9 candidatos a prefeito de Londrina prestaram contas à Justiça

Primeira parcial de contas eleitorais está no site do Tribunal Superior Eleitoral

Apesar da determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os candidatos a cargos eletivos apresentassem, no dia 6 de agosto, a primeira parcial da prestação de contas de suas campanhas, nem todos cumpriram a norma eleitoral. Dos nove candidatos à Prefeitura de Londrina, Norte do Paraná, cinco disponibilizaram suas contas à Justiça Eleitoral. Foram eles: André Vargas (PT), Antonio Belinati (PP), Barbosa Neto (PDT), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Marcos Colli (PV). A contabilidade das campanhas está disponível no site do TSE, no endereço www.tse.gov.br. Além dos candidatos a prefeito, podem ser consultadas também as contas dos candidatos ao Legislativo.

Conforme a determinação do TSE, a segunda e última parcial deve ser apresentada no próximo dia 6 de setembro. O total de gastos na campanha dos candidatos e comitês financeiros daqueles que não irão disputar o segundo turno deve ser encaminhado à Justiça Eleitoral até o dia 4 de novembro. Para os que irão concorrer em segundo turno, o prazo final é 25 de novembro.

Por enquanto, não estão previstas sanções aos candidatos que não cumpriram o prazo para o envio da primeira parcial. Mas segundo a assessoria de imprensa do TSE, os juízes eleitorais irão confrontar os valores apresentados nas duas parciais. Se não houver dados a serem confrontados ou se a disparidade entre eles for muito grande, segundo informou a assessoria de imprensa, as contas poderão ser rejeitadas e o candidato ficará sujeito a sanções, que pode ser o impedimento da quitação eleitoral durante os próximos quatro anos e a perda do direito ao recebimento dos recursos partidários. Uma cópia do material rejeitado também pode ser encaminhada ao Ministério Público para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.