• Carregando...

Apesar da determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os candidatos a cargos eletivos apresentassem, no dia 6 de agosto, a primeira parcial da prestação de contas de suas campanhas, nem todos cumpriram a norma eleitoral. Dos nove candidatos à Prefeitura de Londrina, Norte do Paraná, cinco disponibilizaram suas contas à Justiça Eleitoral. Foram eles: André Vargas (PT), Antonio Belinati (PP), Barbosa Neto (PDT), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Marcos Colli (PV). A contabilidade das campanhas está disponível no site do TSE, no endereço www.tse.gov.br. Além dos candidatos a prefeito, podem ser consultadas também as contas dos candidatos ao Legislativo.

Conforme a determinação do TSE, a segunda e última parcial deve ser apresentada no próximo dia 6 de setembro. O total de gastos na campanha dos candidatos e comitês financeiros daqueles que não irão disputar o segundo turno deve ser encaminhado à Justiça Eleitoral até o dia 4 de novembro. Para os que irão concorrer em segundo turno, o prazo final é 25 de novembro.

Por enquanto, não estão previstas sanções aos candidatos que não cumpriram o prazo para o envio da primeira parcial. Mas segundo a assessoria de imprensa do TSE, os juízes eleitorais irão confrontar os valores apresentados nas duas parciais. Se não houver dados a serem confrontados ou se a disparidade entre eles for muito grande, segundo informou a assessoria de imprensa, as contas poderão ser rejeitadas e o candidato ficará sujeito a sanções, que pode ser o impedimento da quitação eleitoral durante os próximos quatro anos e a perda do direito ao recebimento dos recursos partidários. Uma cópia do material rejeitado também pode ser encaminhada ao Ministério Público para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]